O melhor pedaço da Maçã.

Suposto painel frontal do “iPhone 6” não é feito 100% de safira

Suposto painel frontal do “iPhone 6”

Na semana passada nós publicamos dois vídeos os quais testavam a resistência e a dureza do suposto painel frontal do “iPhone 6”. Tudo parecia bastante promissor, mas de lá para cá mais testes foram feitos e…

Publicidade

Suposto painel frontal do “iPhone 6”

Antes de ver esses novos testes, vale a pena entender o que é vidro de safira. Para isso, sugiro a leitura deste artigo do Gizmodo que explica muito bem as diferenças entre o vidro de safira e o Gorilla Glass, utilizado pela Apple em todos os iPhones até então.

Voltando aos testes, Marques Brownlee resolveu esclarecer tudo sobre esse suposto painel frontal do “iPhone 6” de uma vez por todas.

Publicidade

YouTube video

No vídeo acima ele explica que o painel se comportou muito bem nos testes anteriores por um motivo simples: tanto as chaves quanto a faca utilizadas para tentar arranhá-lo são menos duros do que o vidro de safira na Escala de Mohs.

Minerais em ordem crescente de dureza

DurezaMineralExemplo de dureza
1TalcoPode ser arranhado facilmente com a unha
2GessoPode ser arranhado com a unha — com um pouco mais de dificuldade
3CalcitaPode ser arranhado com uma moeda de cobre
4FluoritaPode ser arranhada com uma faca de cozinha
5ApatitaCom bastante dificuldade, pode ser arranhada com uma faca de cozinha
6OrtoclásioPode ser arranhado com uma liga de aço
7QuartzoCapaz de arranhar o vidro
8TopázioCapaz de arranhar o quartzo
9CorindonCapaz de arranhar o topázio
10DiamanteMineral mais duro que existe, pode arranhar qualquer outro e só pode ser arranhado por outro diamante

Usando essa escala como base, o vidro de safira pode ser classificado com uma dureza 9, enquanto a faca utilizada teria uma dureza 5,5. Brownlee então fez novos testes, e foi aí que a coisa começou a ficar “confusa”.

Publicidade

Ele utilizou duas lixas, uma feita de granada (grupo de minerais com uma dureza ~7 na Escala de Mohs) e outra de esmeril (~8 na Escala de Mohs). Levando em consideração que o Gorilla Glass tem uma dureza 6,8 e o vidro de safira 9, as duas lixas deveriam danificar o painel frontal do iPhone 5s, enquanto que o do “iPhone 6” deveria permanecer intacto. Mas não foi isso que aconteceu.

O motivo? Apesar de mais duro que o Gorilla Glass, esse suposto painel frontal do “iPhone 6” não deve ser feito 100% de vidro de safira. Podemos comprovar isso analisando o botão de início (Touch ID do iPhone 5s), que permaneceu intacto nos testes justamente por ser totalmente feito de vidro de safira — ou ao menos algo próximo disso.

Resta agora saber se estamos diante de uma peça genuína, que será mesmo utilizada no “iPhone 6”, ou se esse painel frontal é apenas um dos muitos protótipos de peças que a Apple deve fazer ao longo da criação de um novo produto. Contudo, conforme Brownlee notou, não utilizar um painel 100% feito de vidro de safira faz sentido por dois motivos: 1. custo elevadíssimo de fabricação; 2. painéis como esse precisam de uma certa flexibilidade e isso muito provavelmente não seria possível utilizando 100% safira.

[via 9to5Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Tópicos do Fórum: transmitindo vídeos para a Apple TV, desempenho dos gráficos Intel e mais!

Próx. Post

MacMagazine no Ar #098: novo hardware iBeacon, Apple e IBM, verificação de duas etapas e mais!

Posts Relacionados