O melhor pedaço da Maçã.

Apple quer melhorar Siri para pessoas com gagueira e outros distúrbios

Os engenheiros da Apple já publicaram um estudo sobre o assunto, inclusive
Foto de Miguel Tomás no Unsplash
iPhone com a Siri

No fim do ano passado, falamos aqui sobre o Voiceitt, uma tecnologia que se integra à Alexa para permitir que a assistente entenda com mais presteza pessoas com dificuldades na fala. Pois agora, uma ótima notícia relacionada: pelo visto, a Apple está pensando nessa parcela dos usuários — ou ao menos parte deles.

Publicidade

De acordo com o Wall Street Journal, a Apple está investigando formas de tornar a Siri mais compreensiva em relação a padrões de fala atípicos, melhorando assim o seu funcionamento para usuários com gagueira e outros distúrbios relacionados. Um dos estudos realizados pelos engenheiros da Maçã, inclusive, já está disponível online [PDF] para quem quiser lê-lo.

Segundo a reportagem, a empresa tem usado seu catálogo de podcasts para ajudar na pesquisa: um banco com mais de 28 mil clipes de áudio foi reunido pelos engenheiros da Apple, todos contendo pronúncias com gagueira e outros impedimentos de fala. A ideia é que, com o avanço das pesquisas, a equipe possa incorporar novas funcionalidades na Siri para que a assistente possa reconhecer esses distúrbios e funcionar de forma correta — sem interromper a captação de áudio no meio de uma frase, por exemplo.

A Apple já oferece um recurso de acessibilidade para isso: o “Toque para Falar”, o qual permite que você simplesmente segure o ícone da Siri para que os microfones do dispositivo permaneçam abertos para a Siri enquanto estiver sendo pressionado. Entretanto, apesar de útil, essa não é a solução ideal — o objetivo da Apple é tornar o uso da assistente tão natural para os usuários com distúrbios de fala quanto já é para as pessoas com pronúncias padrão, sem exigir que as elas interajam com o hardware para que seus comandos sejam devidamente “escutados”.

Publicidade

Obviamente, a coisa toda ainda está na fase da pesquisa e poderá levar algum tempo até que tenhamos uma melhoria prática na assistente. Ainda assim, uma ótima notícia — e tomara que a iniciativa seja expandida para outras dificuldades na fala. 😊

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Twitter permitirá que usuários cobrem por conteúdo exclusivo

Próx. Post

Promoções na App Store: Sputnik Eyes, PhotoPhix, Journey of a Roach e mais!

Posts Relacionados