No último ano e meio de chamadas de vídeo a torto e a direito, aprendemos a lidar com quase todos os problemas proporcionados pela comunicação digital — mas não todos. O que fazer, por exemplo, quando um som de eco misterioso começa a ser emitido por algum dos participantes de uma reunião, mas ninguém sabe exatamente quem ou por que?
Sobre isso, temos boas notícias: o Google anunciou esta semana que sua ferramenta de videoconferências, o Meet, ganhará um recurso para avisar o usuário que estiver inadvertidamente interrompendo o fluxo da reunião com os famigerados sons de eco.
O sistema do Google detectará automaticamente o usuário causando o eco, e indicará isso com uma bolinha vermelha ao lado do nome da pessoa. O usuário em si receberá ainda uma notificação alertando sobre a ocorrência — você poderá clicar nela para obter instruções de como mitigar o problema, seja desligando seu microfone, diminuindo o volume da chamada ou usando fones de ouvido.
De acordo com a empresa, o Google Meet já emprega técnicas para reduzir o volume de eco gerado pelos usuários, mas às vezes elas não são suficientes para resolver a questão de maneira automática. A solução, portanto, é alertar o próprio usuário sobre uma configuração incorreta no seu setup e torcer para que ele resolva o problema com as próprias mãos.
O alerta de eco do Google Meet já está na ativa e chegará para todos os usuários do Google Workspace e dos dois planos da G Suite (Basic e Business) nas duas próximas semanas. O recurso é automático — não há necessidade de ativar qualquer coisa para fazê-lo funcionar.
via The Verge