O melhor pedaço da Maçã.

Busca do Google: Safari do iOS 15 não abre páginas AMP

Página otimizada do Google AMP num iPhone

Há alguns anos, o Google adotou um novo framework para disponibilizar páginas de forma mais rápida em seus resultados de pesquisa. As chamadas AMP (accelerated mobile pages, ou páginas móveis aceleradas) são páginas da web otimizadas para um carregamento simplificado e quase instantâneo quando acessadas por meio de dispositivos móveis.

Publicidade

O projeto é uma iniciativa de código aberto por parte de empresas como Google, Twitter, LinkedIn e Pinterest. Páginas AMP geralmente aparecem no topo dos resultados da busca no Google e sempre abriram perfeitamente em dispositivos iOS.

No entanto, um bug no sistema de buscas da empresa está fazendo com que usuários do iOS 15 não consigam acessar versões AMP de websites pelo Safari — somente sua versão completa.

Para saber se uma página está sendo carregada em sua versão AMP, basta procurar por uma barra cinza na sua parte superior, indicando a URL em questão, abaixo da URL do Google — conforme a imagem abaixo:

página em AMP iOS 14
Página do The Verge em versão AMP no iOS 14.

De acordo com um porta-voz do Google, esse é um bug específico para o Safari do iOS 15 e a empresa já está trabalhando para oferecer uma solução em breve. Por enquanto, o Google não está mais exigindo que páginas na seção principal da busca ofereçam uma versão AMP.

Publicidade

Antes de a empresa informar que o problema é, de fato, um bug, alguns desenvolvedores já estavam comemorando por aí imaginando que o Google havia desistido da sua iniciativa. O desenvolvedor Jeff Johnson foi o primeiro a notar o problema.

Isso porque muitas vezes sites em AMP podem ser carregados com bugs e, recentemente, com o lançamento do iOS 15 e a chegada de extensões para o Safari, cresceram em popularidade aquelas que redirecionam usuários para longe de sites AMP — como a Amplosion e a Overamped [abaixo].

O Google diz que isso é um bug; esse é o melhor bug que o Google já teve em anos. 🥲

Pois é, mas como já foi informado pela empresa, uma correção (infelizmente?) deverá sair em breve.


Ícone do app Amplosion: Redirect AMP Links
Amplosion: Redirect AMP Links de Christian Selig
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 1.0 (31.6 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
R$ 9,90Badge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app Overamped: Redirect AMP
Overamped: Redirect AMP de Yetii Ltd.
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 1.3.1 (2.7 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
R$ 9,90Badge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via MacStories

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Taxa de adoção do iOS 15 continua mais lenta que a do iOS 14

Próx. Post

Promoções na App Store: Typr, Dominos Shooter Game, Visualmed e mais!

Posts Relacionados