O melhor pedaço da Maçã.

Apple Pay guarda dados no iPhone; Google Pay, em servidores

Koshiro K / Shutterstock.com
Apple Pay e Google Pay

O Apple Pay já é um daqueles serviços que já fazem parte do nosso dia a dia — seja para fazer pagamentos por aproximação (NFC1Near field communication, ou comunicação por campo de proximidade.), seja usando a carteira digital da Maçã para realizar compras online com facilidade. Mas será que todo mundo sabe como ele funciona?

Publicidade

Bem, o autor Alex Xu fez uma publicação bem interessante no LinkedIn, na qual compara o funcionamento do serviço de pagamentos da Apple com o do Google Payoutra carteira digital amplamente utilizada, padrão em dispositivos com Android.

A primeira diferença básica se dá já no momento de registrar o seu cartão no dispositivo. No caso do Apple Pay, a empresa envia diretamente as informações do cartão do usuário para o banco e este devolve uma espécie de token (o DAN) com o número da conta do dispositivo para o iPhone.

O Google Pay, ao contrário da Maçã, armazena as informações do cartão de crédito dos usuários em seu servidor assim que você faz um novo registro, de modo que a própria empresa é a responsável por registrar o token de pagamento do usuário no smartphone.

Publicidade

A segunda diferença se dá na hora do pagamento e aborda justamente a maneira diferenciada com a qual os dois sistemas lidam com as nossas informações.

No Apple Pay, o servidor da loja online passa o token do usuário diretamente pro banco; no Google Pay, ele é enviado antes para o servidor do Google, o qual pesquisa as informações do cartão de crédito do usuário e assim as envia ao banco.

Apple Pay vs. Google Pay
A seta vermelha representa o momento em que as informações do cartão de crédito do usuário estão disponíveis na rede pública — embora criptografadas.

No fim, a grande diferença se dá no fato de que a Apple tem uma abordagem mais direta (com os dados sendo armazenados somente no dispositivo), enquanto que o Google funciona como um intermediador (guardando os dados de crédito dos usuários).

Publicidade

Xu ainda destacou que o modus operandi da Apple exige que ela discuta os detalhes do token DAN com os bancos. Isso demanda tempo e esforço, mas significa que as informações do cartão de crédito estarão armazenadas na rede pública uma única vez.

Interessante, não acham?

Notas de rodapé

  • 1
    Near field communication, ou comunicação por campo de proximidade.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Xiaomi confirma lançamento de celular com recorte em pílula

Próx. Post

Super Bowl Halftime Show agora é patrocinado pelo Apple Music

Posts Relacionados