O melhor pedaço da Maçã.

Apple poderá usar o Vision Pro para detectar e tratar doenças mentais

Mental Wellness no Apple Vision Pro

Novas informações do The Information dão conta de que a Apple pode estar considerando utilizar o Vision Pro para ajudar usuários a diagnosticar (e até mesmo a tratar) uma série de doenças mentais como depressão, ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e mais.

Publicidade

De acordo com pessoas “familiarizadas com o assunto” ouvidas pelo veículo, a empresa estaria estudando a possibilidade de usar os vários sensores e as diversas câmeras do seu headset de realidade mista (VR/AR) para monitorar, por exemplo, as expressões faciais de uma pessoa e, assim, detectar pistas que podem levar ao diagnóstico de uma doença.

Mais especificamente, o Vision Pro poderia medir, por exemplo, o nível de dilatação da pupila de uma pessoa para entender sobre o seu humor atual, bem como detectar um inchaço nos vasos sanguíneos dos olhos — um sintoma precoce de casos de insuficiência cardíaca. Caso alguma alteração emocional seja detectada, o dispositivo passaria a exibir sons e imagens para ajudar o usuário.

A ideia é que o headset seja capaz de detectar um estado chamado “afeto plano” — termo usado pela Psicologia para descrever momentos nos quais o indivíduo praticamente não exibe nenhuma expressão ou sinal de afeto. Esse estado é considerado um sintoma de condições/doenças como esquizofrenia, autismo, depressão, TEPT e até danos cerebrais.

Publicidade

A Apple também teria considerado utilizar o Vision Pro para detectar variações no peso do usuário e outros tipos de doenças, como o Mal de Parkinson, por meio da análise do movimento. Esses planos, contudo, acabaram perdendo força depois que a empresa desistiu de tornar o headset capaz de rastrear todo o corpo do usuário devido a uma falta de confiabilidade.

Como lembrado pela reportagem, recursos desse tipo precisariam passar pelo crivo de agências reguladoras em uma série de países antes de chegar para o público geral. Isso, entretanto, não deverá ser um problema para a Maçã, uma vez que ela já passou por esse processo várias vezes com o Apple Watch, por exemplo — o qual é capaz de detectar ritmos cardíacos irregulares, fazer ECGs e mais.

Por se tratar de algo ainda em desenvolvimento, esses recursos poderão muito bem só chegar em uma futura versão do Vision Pro ou simplesmente serem cancelados de vez. Ainda segundo o The Information, contudo, a Apple vem contratando experts da área da saúde para testar as capacidades do headset.

Acompanhemos, portanto.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

DJI lança Osmo Pocket 3 com gravação 4K a 120fps e display rotativo de 2″

Próx. Post

Apple libera iOS 17.1, iPadOS 17.1, macOS 14.1, watchOS 10.1, tvOS 17.1 e Software do HomePod 17.1 para todos

Posts Relacionados