Na semana passada, noticiamos que o TikTok estava fazendo testes a fim de permitir a publicação de vídeos de cinco a dez minutos na plataforma.
Embora se achasse que o próximo passo da rede social seria aumentar o limite gradativamente, o aplicativo chinês foi além e definiu que todos os usuários serão contemplados em breve com a possibilidade de publicar vídeos com até dez minutos de duração.
O número é mais do que o triplo do limite atual (de três minutos) — que foi adotado no ano passado, vale recordar. Originalmente limitando os usuários a postarem vídeos de um minuto, a rede segue um caminho sem volta e se distancia do estigma de “plataforma de vídeos curtos”, que a tornou popular.
Em comunicado enviado ao The Verge, um assessor do TikTok confirmou a mudança, destacando a novidade como uma maneira de agregar valor à comunidade e enriquecer a experiência dos usuários com o uso da plataforma.
No ano passado, introduzimos vídeos mais longos, dando à nossa comunidade mais tempo para criar e se divertir no TikTok. Hoje, estamos animados para lançar a capacidade de fazer upload de vídeos de até dez minutos, o que esperamos que libere ainda mais possibilidades criativas para nossos criadores em todo o mundo.
Não é difícil deduzir o que motiva o TikTok com esses aumentos sucessivos. Apesar de os testes internos mostrarem que os usuários não estão interessados em vídeos maiores, a mudança permite uma maior competitividade com o YouTube (onde há uma tendência por vídeos grandes), bem como uma maior facilidade de monetização.
No entanto, em análise publicada na já citada reportagem do The Verge, o analista de redes sociais Matt Navarra opinou que o TikTok deverá encontrar uma maneira mais organizada para disponibilizar vídeos longos na plataforma — quem sabe, até implementando seções diferentes no aplicativo.
Foi o que fez recentemente o Instagram, com a criação dos Reels. Percebendo o boom do TikTok, a rede social da Meta implementou vídeos curtos em sua plataforma, mas definiu uma seção especial para eles no aplicativo — o que dá (para quem não gosta de vídeos neste estilo) a oportunidade de simplesmente ignorá-los.
Cada vez mais redes sociais estão investindo no “mercado” de vídeos, inclusive. A exemplo do que aconteceu no passado com as publicações que desaparecem em 24 horas do Snapchat (depois popularizadas como Stories pelo Instagram), elas chegaram até mesmo ao YouTube recentemente.
Como diz aquele velho ditado: “Nada se cria…”