O melhor pedaço da Maçã.

Fim de senhas compartilhadas fez busca para cancelar a Netflix disparar no Brasil

Ink Drop / Shutterstock.com
Netflix

Uma pesquisa da agência brasileira Tunad revelou que as buscas sobre como cancelar a assinatura da Netflix cresceram 78% desde que o serviço de streaming passou a limitar o compartilhamento de senhas e a cobrar R$13 por usuários extras. Essa medida, como comentamos aqui, tinha como objetivo aumentar os lucros do serviço e fidelizar ainda mais a sua base de usuários.

Publicidade

Segundo o estudo, que também analisou serviços como o Amazon Prime Video e o brasileiro Globoplay, no geral, sempre que um deles anuncia um aumento de preços, mais pessoas passam a buscar como cancelar as suas assinaturas. Desta vez, entretanto, o baque parece ter sido maior para a Netflix.

Em janeiro de 2023, para efeito de comparação, o Globoplay viu as pesquisas sobre como cancelar o seu serviço aumentarem 26% depois de realizar um reajuste na sua assinatura. O Prime Video, por outro lado, observou uma queda de 42% e a Netflix, um aumento de tímidos 3%.

A coisa mudou de figura em maio, quando a Netflix oficializou que passaria a cobrar uma taxa adicional para perfis extras em sua plataforma e registrou o aumento supracitado nas buscas. O Prime Video, que anunciou um aumento de preços no mesmo mês, viu as pesquisas sobre cancelamento aumentarem 65%, enquanto o Globoplay recuou 7%.

Publicidade

Ainda segundo a Tunad, isso tudo foi o suficiente para fazer Netflix ter a maior média de buscas por cancelamento entre os meses de janeiro e setembro de 2023: 14%. A pesquisa, vale notar, não incluiu nomes como Disney+, Star+, Paramount+ e mais.

De acordo com o COO1Chief operating officer, ou diretor de operações. da Tunad, Ricardo Monteiro, a grande quantidade de serviços de streaming disponíveis atualmente no mercado faz o consumidor brasileiro priorizar apenas algumas assinaturas:

O brasileiro não consegue sustentar mais do que dois a três serviços de streaming. Ou seja, o aumento de custos como esse pode gerar churn [métrica que mostra o número de clientes que cancelam serviço em um determinado período] devido à situação financeira das famílias do nosso país.

E você, chegou a cancelar alguma assinatura recentemente?


Ícone do app Netflix
Netflix de Netflix, Inc.
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple TV
Versão 16.25.0 (193.5 MB)
Requer o iOS 16.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app Amazon Prime Video
Amazon Prime Video de AMZN Mobile LLC
Compatível com MacsCompatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple TV
Versão 10.19.1 (156.6 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Ícone do app Globoplay: Assista ao BBB 24!
Globoplay: Assista ao BBB 24! de GLOBO COM. E PART. S/A
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple TV
Versão 4.124.0 (228.2 MB)
Requer o iOS 13.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via F5

Notas de rodapé

  • 1
    Chief operating officer, ou diretor de operações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Jeopardy! World Tour+ leva o famoso game show para o Apple Arcade

Próx. Post

iPhones 15 Pro não alertam sobre cabos USB-C lentos em gravações externas

Posts Relacionados