O número não poderia ser mais surpreendente: no mês de outubro de 2009, a Apple abocanhou 47,71% da receita de computadores desktop vendidos nos Estados Unidos. O dado vem de uma pesquisa do NPD Group e compara-se a 33,44% do mesmo período de 2008.
Tamanha diferença, de acordo com Stephen Baker (vice-presidente do NPD), pode ter a ver com dois fatores fundamentais: de um lado, a chegada do novo iMac. De outro, a queda temporária de vendas de PCs, estimulada para chegada do Windows 7. Além disso, essa mesma época do ano passado estava bastante afetada pela crise econômica mundial.
Considerando a participação geral que a Apple possui no mercado, isso tudo é ainda mais impressionante. Resta saber se ela terá condições de manter esses preços “premium” de suas máquinas por muito mais tempo. Por ora, a firma de Cupertino insiste em não brigar com fabricantes de PCs e netbooks de baixo custo — mesmo o Mac mini possui um ASP (average selling price, ou preço médio de venda) bastante superior ao de máquinas equivalentes.
[via Betanews]