O melhor pedaço da Maçã.
Dual SIM

Como funciona o recurso Dual SIM (dois chips) dos novos iPhones

Entre algumas das funções dos novos iPhones XS/XS Max e do iPhone XR que mais dividem a opinião dos usuários, acredito que a funcionalidade Dual SIM (suporte a dois chips) esteja no topo.

Publicidade

Apesar de estar presente em iPhones pela primeira vez agora, em 2018, essa tecnologia não é recente e outras fabricantes já a utilizam em seus aparelhos há vários anos. Nos iPhones XS, XS Max e XR, a Apple optou por usar um SIM1Subscriber identity module, ou módulo de identificação do assinante. físico e outro eletrônico — exceto na China, onde a tecnologia eSIM não está presente e, por questões legais, provavelmente não chegará tão cedo.

De acordo com o site da Apple, mesmo em diversos países que comercializarão iPhones com eSIM, essa funcionalidade não estará disponível imediatamente pois isso depende de as operadoras suportarem ou não tal tecnologia e de uma atualização do iOS 12, que será liberada mais para frente. A Maçã está trabalhando com as suas parceiras para que isso se expanda o mais rápido possível, mas o fato é que em muitas regiões (como no Brasil) não há nenhuma previsão de quando essa funcionalidade será disponibilizada.

A tecnologia usada para o eSIM, por sua vez, também não é recente e a própria empresa já a utiliza em dois gadgets: no iPad (Wi-Fi + Cellular) e no Apple Watch (GPS + Cellular). Nos novos iPhones, a Apple adotou o recurso chamado Dual SIM Dual Standby, ou DSDS, o que significa que os dois números podem fazer e receber chamadas, dependendo apenas dos planos contratados. Contudo, se um número estiver em uma ligação, as chamadas recebidas no outro número irão para o correio de voz — o que também dependerá do seu plano.

Publicidade

Você deve estar se perguntando: “Mas eu consigo colocar uma ligação em espera e atender outra chamada, como isso não será possível no novo iPhone?” Primeiro: isso será, sim, possível, desde que as duas chamadas sejam feitas para o mesmo número de celular. Se você estiver em uma ligação usando um chip e o outro número também receber um chamada, aí não será possível atendê-la.

iPhone com Dual SIM

Nesse sentido, para evitar perder uma ligação importante, a Apple recomenda ativar o encaminhamento de chamadas e encaminhar todas as chamadas de um número para o outro. Para configurar qual será o seu número primário e secundário, haverá uma seção dentro do app “Ajustes” do iOS 12 desses dispositivos, a fim de estabelecer um número padrão e definir quais recursos serão usados a partir dos números ativados — como ligações, SMS2Short message service, ou serviço de mensagens curtas., iMessage, FaceTime e uso de dados.

Inicialmente, a Apple está trabalhando com algumas operadoras para habilitar a função eSIM nos novos iPhones, incluindo AT&T (EUA), T-Mobile (EUA) e Vodafone (Europa) — confira a lista completa aqui.

Publicidade

Como dissemos, pode ser que essa funcionalidade também demore para chegar ao Brasil. Não obstante, como pelo menos uma operadora daqui já começou a trabalhar com essa tecnologia para o Apple Watch, vamos torcer para que ele e outras adotem o novo recurso para os iPhones o quanto antes.

Para configurar o eSIM, as operadoras oferecerão um código QR escaneável pelo própria câmera do iPhone, o qual permitirá a configuração do plano contratado.

Barra de sinal de um iPhone com Dual SIM

E, aqui, vai uma curiosidade: com dois SIMs ativados, o ícone do sinal no iPhone exibe a intensidade das duas operadoras; as barras maiores indicam o sinal do SIM padrão, enquanto que as menores (logo abaixo), do SIM secundário.

Notas de rodapé

  • 1
    Subscriber identity module, ou módulo de identificação do assinante.
  • 2
    Short message service, ou serviço de mensagens curtas.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Saíram os primeiros possíveis benchmarks dos iPhones Xs, Xs Max e Xr

Próx. Post

Saiba mais sobre o sensor de ECG do Apple Watch Series 4

Posts Relacionados