Mais um história do livro Inside Apple, de Adam Lashinsky: esta, focada no cuidado da empresa de Cupertino tangendo as embalagens de iProducts.
De acordo com o NetworkWorld, a Maçã tem uma sala secreta onde somente alguns designers de embalagens, devidamente autorizados, realizam centenas de testes a fim de tornar a experiência do unboxing (desempacotamento) algo incrível — coisa que qualquer usuário Apple já atestou ao abrir alguma caixa estampada com uma Maçã.
Durante meses, designers de embalagens vão à sala para executar uma das tarefas mais simples do mundo: abrir caixas. Em um dos casos que ilustra bem a atenção ao processo, centenas de caixas de iPods foram colocadas em cima da mesa, para que os designers determinassem qual delas evocaria o emocional desejado durante o processo de abertura da embalagem. Os designers testaram diversos tipos de setas, cores e fitas, a fim de mostrar ao consumidor onde ele deveria puxar o adesivo invisível que mantinha a caixa do iPod fechada. Eles só sairiam dali com a solução perfeita. Tudo é pensado até mesmo para facilitar o transporte das muitas caixas que são despachadas para o mundo inteiro.
Assim como o ex-CEO da Apple, Jony Ive também defende uma boa embalagem. Segundo o vice-presidente sênior de design industrial da empresa, ele e Steve passavam horas mexendo em caixas. “Eu amo o processo de desempacotar alguma coisa. Isso cria um ritual, tornando o produto especial. A embalagem pode […] criar uma história.”
Ah, é claro que outras empresas já resolveram copiar também as embalagens da Apple, como podemos ver aqui — você acha mesmo que a Samsung ia perder essa oportunidade? 😛
[via MacRumors]