O melhor pedaço da Maçã.

Milhares de unidades do Apple Lisa foram enterradas, revela documentário

Documentário sobre Apple Lisa

Lançado em 1983, o Apple Lisa foi o primeiro computador a trazer uma interface gráfica e inovadores recursos como a lixeira e pastas, novidades essenciais para o sucesso posterior do Macintosh. O Lisa em si, porém, foi um fracasso de vendas, tendo sido descontinuado em 1985.

Publicidade

O que muita gente não sabe é que, quatro anos depois da sua “morte”, 2.700 unidades do computador foram enterradas(!) em um aterro sanitário no estado de Utah, nos Estados Unidos — no maior estilo Atari com os cartuchos do jogo “E.T.”.

A partir de uma notícia da época, um documentário do The Verge buscou explorar detalhes até então desconhecidos sobre os últimos dias do Lisa, incluindo acontecimentos bastante inusitados. Uma equipe do veículo foi ao local do aterro e tentou até mesmo desenterrar os computadores, mas isso obviamente se mostrou inviável. A produção, contudo, desvendou detalhes curiosos.

YouTube video

Como dito, o Lisa foi descontinuado em 1985, tendo sido inclusive “relançado” com alguns upgrades como “Macintosh XL” e recebido descontos. Após esses atropelos, surgiu o personagem central do documentário: o então vendedor de computadores Bob Cook. Ele comercializava computadores antigos e também o fez com os da Apple.

Publicidade

Mais do que apenas vender os aparelhos antigos, ele fez acordos de distribuição de computadores descontinuados com a Maçã. Em 1985, Cook conseguiu 3.500 unidades do Apple III e, um ano depois, 7.000 Lisas. Além de comercializar essas máquinas — que já estavam ficando obsoletas — por preços mais baixos, ele melhorava as especificações e capacidades dos computadores, fazendo alterações nas peças e configurações.

E ele realmente se entusiasmava com essa atividade. O vendedor gastou mais de US$200 mil com pesquisa e desenvolvimento “artesanais”, voltado para melhorias nos computadores, tornando-os mais competitivos em relação aos modelos mais novos. Ele chegava até mesmo a criar marcas/modelos, como “Lisa Professional”.

A história, contudo, não teve um final feliz. O acordo com a Apple foi encerrado após essas peripécias de Cook, em uma trama que envolveu episódios que contam com a participação até mesmo de Steve Jobs, cofundador da empresa, e os Lisas restantes terminaram sendo enterrados em Utah.

A história, segundo o The Verge, ajuda a entender inclusive como a companhia chegou à posição que até hoje ocupa, que o veículo descreveu como “Leviatã da tecnologia”. Vale a pena conferir a história completa!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Adeus Android, olá iPhone: pesquisa revela os 5 principais motivos para a troca

Próx. Post

Detail Duo é um app que usa IA para ajudar a editar vídeos

Posts Relacionados