O Instagram parece estar novamente se inspirando no TikTok, desta vez com o teste de um feed que exibirá Stories para quem estiver “Próximo” (“Nearby”) de um usuário.
De acordo com o pesquisador Alessandro Paluzzi, a função visa destacar conteúdos públicos de usuários e empresas nos arredores de uma pessoa. A ideia é aproveitar o conteúdo local para promover negócios e aumentar o engajamento.
O TikTok tem explorado terrenos semelhantes, com alguns usuários já encontrando um feed parecido no aplicativo. Esse novo formato abre possibilidades para publicidade, especialmente para marcas que buscam clientes próximos fisicamente a elas.
Na China, o Douyin (a versão local do TikTok) aproveitou essa abordagem para expandir suas ofertas de anúncios, incluindo serviços e entrega de comida dentro do próprio aplicativo; é possível que a plataforma irmã também esteja de olho nesse mercado.
Com base nisso, o Instagram pode estar tomando medidas para se manter competitivo. Se a função chegará para todos, contudo, ainda não sabemos, mas certamente tem seu potencial de mudança no quesito de negócios. Por ora, a Meta não comentou o assunto.