O melhor pedaço da Maçã.

O que é o programa MFi da Apple?

Se você já comprou algum cabo Lightning de empresas mais conhecidas que não sejam a Apple, muito provavelmente se deparou com um símbolo Made for iPhone ou Made for iPad. Ocorre que há muita coisa por trás desse simples selo.

Publicidade

Para lhe ajudar a entender melhor o que é isso, separamos abaixo alguns tópicos!

YouTube video

Vamos nessa?! 📱

O que é o MFi?

Essa sigla nada mais é do que o programa Made for iPhone, iPad, iPod e até mesmo Apple Watch da empresa, que licencia alguns requisitos especiais de compatibilidade — os quais contam com certos padrões de desempenho para as fabricantes que queiram disponibilizar acessórios como cabos, controles de videogame, alto-falantes, carregadores, dentre outros.

Publicidade

Além disso, essa certificação também está presente em produtos compatíveis com protocolos da empresa, como o AirPlay, o HomeKit, além do CarPlay e a rede do app Buscar (Find My).

O MFi foi introduzido em 2005, ainda nos tempos áureos do iPod e do conector de 30 pinos. Como a Apple não é boba nem nada, as empresas que queiram “adquirir” esse licenciamento para os seus produtos devem pagar um taxa para a Maçã. Detalhes sobre preço ou porcentagem que são cobrados não são conhecidos publicamente — apesar de rumores na época afirmarem que a taxa seria de algo em torno de 10%.

Quais são os benefícios?

O grande benefício desse programa é que os usuários que comprarem esses acessórios poderão ter a consciência tranquila de que estão adquirindo produtos de qualidade e que funcionarão da forma correta com todos os seus aparelhos da Maçã.

Publicidade

Além da porta Lightning e dos acessórios que já descrevemos acima, a porta USB-C deverá ser a próxima a entrar no programa MFi. Isso, é claro, segundo alguns rumores os quais indicam que a Maçã vai aprimorar a recarga rápida dos “iPhones 15 Pro/15 Pro Max” (os primeiros que deverão contar com essa porta, junto aos “iPhones 15/15 Plus”) a cabos licenciados justamente pelo programa.

Como saber se um produto é MFi?

É muito simples saber isso. Como já dissemos no início do artigo, basta procurar por uma ou mais marcas/selos na embalagem do acessório ou em seu manual.

Apesar de às vezes serem mais caros que os cabos sem o licenciamento, vale a pena gastar um pouco a mais e ter a segurança — principalmente quando o assunto é energia (cabos e carregadores).

Exemplos de marcas que contam com certificação MFi

Há centenas de empresas que contam com produtos e acessórios certificados pela Apple. Eis alguns exemplos conhecidos:

  • Intelbras
  • Anker
  • Nomad
  • Belkin
  • Geonav
  • Native Union
  • i2GO

Você costuma usar algum produto MFi bacana por aí? Já teve alguma má experiência com algum produto que não era MFi? Não deixe de comentar por aqui! 😊

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções na App Store: Font Keyboard, Fisheye Plus, Firetask e mais!

Próx. Post

Como ligar/desligar a Tela Sempre Ativa com base no Foco [iPhone]

Posts Relacionados