Um estudo recente da Credit Suisse mostra que o Google está gastando US$1,65 milhão por dia só para manter o YouTube — um custo que totaliza US$753 milhões por ano. O portal de vídeos foi adquirido pela firma de Mountain View há mais de dois anos por exatamente mil vezes esse custo diário (US$1,65 bilhão) e ainda não encontrou seu modelo de sucesso financeiro.
De acordo com o Internet Evolution, se formos somar armazenamento, banda, aquisição de conteúdos, compartilhamento de receitas e outros custos relacionados, a manutenção do YouTube bate a casa dos US$2 milhões diários. O faturamento real do YouTube não é divulgado, mas estimativas apontam para algo em torno de US$90-240 milhões anuais.
É, o Google ainda terá que trabalhar bastante para torná-lo lucrativo… Só para 2009, a previsão é que o YouTube sirva mais de 75 milhões de transmissões de vídeos para 375 milhões de visitantes únicos. Ou seja, cada usuário do portal custa em média de US$1 a US$2 para o Google.
[Dica do Negrini e do Diego Vieitez Cardoso, valeu!]