Tiernan Ray, da Barron’s, fez um belo trabalho não de análise, mas de compilação das previsões que já foram feitas sobre o mercado de tablets no ano que vem. A situação está tão nebulosa que cada diagnóstico revela um cenário completamente diferente, mas todas concordam em dois pontos: o iPad vai continuar no topo do segmento de tablets e os PCs tradicionais vão sofrer.
No extremo conservador, temos o Citigroup: sua previsão aponta a venda de 35 milhões de tablets em 2011, 75% delas sendo iPads. Os PCs, por sua vez, vão deixar de vender 11 milhões de unidades por conta de tais gadgets — ou seja, mais ou menos a cada três tablets vendidas, um PC fica nas prateleiras.
No meio, temos a FBR Capital Markets, que prevê a chegada de 70 milhões de tablets ao mercado, sendo 40 milhões da Apple e os resto das demais fabricantes. Os computadores tradicionais vão sofrer um pouquinho mais, segundo os números dela: para cada cinco tablets nas mãos de consumidores, dois PCs vão ficar sem um lar, totalizando 28 milhões de “caminhões” nos pátios das montadoras.
Já para o DigiTimes, as tablets vão arrasar: 100 milhões de unidades vendidas em 2011, 70 milhões só da Apple! Eu tenho lá minhas dúvidas se a Maçã conseguiria fabricar quase 6 milhões de iPads por mês, mas vamos supor que sim: é coisa pra caramba, são 50% mais iPads por mês do que no último trimestre inteiro. Até o mais apaixonado dos fanboys teria lá suas dúvidas quanto a uma capacidade de produção dessas…
[via Fortune Tech]