Uma recente pesquisa da ABI Research ratificou o que recentemente vimos numa da iSuppli: no segundo trimestre de 2012, a Apple abocanhou 69% do mercado de tablets.
No total, 25 milhões de unidades foram vendidas, um número 77% maior que o do mesmo período em 2011 — e 36% sequencialmente. Jeff Orr, diretor sênior da ABI, chamou atenção para o fato de, em apenas um trimestre, a Maçã ter vendido praticamente a mesma quantidade de todo o ano de 2010 (17 milhões, contra 17,3 milhões). Ele também destacou que 1 milhão de unidades de iPads 2 foram vendidas para o setor educacional, o que contribuiu para uma ligeira queda no média de preço (average selling price, ou ASP) do produto.
Atrás da Apple temos Samsung, Amazon e ASUS, mas a firma espera uma agitação no mercado com a chegada do Nexus 7 (Google) e do Surface (Microsoft). A estimativa é que sejam vendidas entre 102 e 110 milhões de tablets durante o ano de 2012.
Uma curiosidade: a firma de pesquisas destacou que 27% das tablets comercializadas no Q2 2012 tinham Wi-Fi + 3G/4G, ou seja, as versões restritas a Wi-Fi representam quase três quartos das vendas.
[via Business Insider]