O melhor pedaço da Maçã.

Apple se mantém no topo das marcas mais valiosas do mundo, aponta Kantar

TonyV3112 / Shutterstock.com
Consumidores em Apple Store

A agência Kantar publicou a edição 2023 do seu ranking BrandZ Most Valuable Global Brands, em que destaca as marcas mais valiosas do mundo, com o seu respectivo valor e as tendências do mercado. Assim como no ano passado, a Apple ficou em primeiro lugar na lista, embora outros números tenham se modificado em relação a 2022.

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Apesar de ter se mantido na primeira posição, o valor avaliado da marca da Maçã diminuiu um pouco. Enquanto ele era de US$947 bilhões em 2022, neste ano a marca da empresa foi avaliada em US$880 bilhões. Ainda assim, a Kantar ressaltou que a Apple mostrou-se resiliente nesse período, em face das condições econômicas adversas.

Logo atrás da Apple ficou o Google, com um valor de US$577 bilhões, seguido pela Microsoft (US$501 bilhões) e pela Amazon (US$468 bilhões). O McDonald’s — única empresa do Top 5 que não é do ramo de tecnologia — teve sua marca avaliada em US$191 bilhões.

As únicas marcas que não são americanas entre as dez mais valiosas são a Tencent (China) e a Louis Vuitton (França).

É possível notar ainda que, no último ano, houve uma diminuição generalizada nos valores das marcas, em razão dos problemas econômicos enfrentados. Somados, os valores das 100 mais bem avaliadas resultaram em US$6,9 trilhões, 20% a menos do que os US$8,7 trilhões de 2022. Ainda assim, a Kantar lembrou que o valor somado deste ano é 47% maior do que o observado em níveis pré-pandemia.

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Dessa forma, a posição da Apple no primeiro lugar continua consolidada em relação aos que vêm logo após, com uma diferença ainda maior do que no ano anterior. Isso se deu pelo fato de que todas as empresas sofreram com diminuições no valor das suas marcas nesse período, inclusive com prejuízos maiores do que os que ocorreram com a marca da Maçã, como é o caso do Google.

Algo interessante — e que remete à estratégia da Apple — é que as marcas estão aumentando a sua habilidade de justificar preços maiores a partir da força que têm perante os consumidores. Empresas com essa capacidade estão crescendo em um ritmo 2x maior do que no ano passado, o que adicionou 67% aos valores de suas marcas.

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Apesar desses decréscimos, os valores de algumas marcas no Top 100 cresceram, a exemplo da Airtel e da Pepsi. Por sua vez, outras empresas voltaram à lista das 100 marcas mais bem avaliadas, como a Colgate (95º lugar) e a Sony (99º), enquanto duas novas marcas chinesas (Shein e Nongfu Spring) ingressaram no Top 100 pela primeira vez.

Os setores que se mostraram menos suscetíveis a flutuações do mercado foram os de luxo, fast food, comidas e bebidas. Enquanto isso, a questão da sustentabilidade continua a ser esquecida, com apenas 2% das marcas mais valiosas sendo percebidas como líderes nesse aspecto.

via Tecnoblog

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