O melhor pedaço da Maçã.

Chip M2 abre uma nova geração de possibilidades para Macs

A Apple revelou hoje, durante a keynote de abertura da WWDC22, o chip M2 — o primeiro da segunda geração do Apple Silicon.

Publicidade

Antes de falarmos sobre as especificidades do novo SoC1System-on-a-chip, ou sistema em um chip., vamos conferir como as características gerais do chip M2 se comparam a outros processadores da Apple para Macs lançados até agora.

M1M1 ProM1 MaxM1 UltraM2
Processo5nm5nm5nm5nm5nm1
Transistores16 bilhões33,7 bilhões57 bilhões114 bilhões20 bilhões
Núcleos de CPU88 ou 1010208
Núcleos de GPU7 ou 814 ou 1624 ou 326410
Memória (máx.)16GB32GB64GB128GB24GB
(1) Trata-se de uma segunda geração do processo de 5 nanômetros, aprimorada.

Por equipar os modelos de entrada dos MacBooks, assim como o chip M1, a maioria das comparações do M2 que veremos a seguir serão feitas entre essas gerações — afinal, elas também têm as especificações mais próximas.

Arquitetura e desempenho

Ao que tudo indica, o M2 é baseado no processo do chip A15 Bionic — ou seja, um processo de 5 nanômetros aprimorado (de segunda geração). Como você pode ver na imagem abaixo, o processador M2 também é maior que o M1 — mais precisamente, 18% maior.

Comparado ao processo N5 (da TSMC) encontrado no M1, o N5P permite que o chip seja mais rápido usando a mesma potência. De fato, a Apple afirma que a combinação dos núcleos de CPU2Central processing unit, ou unidade central de processamento. do M2 oferece até 18% mais desempenho do que o M1.

A relação entre eficácia e eficiência energética segue sendo um dos pilares para a nova geração. Nesse sentido, a empresa afirma que o chip M2 oferece quase 2x o desempenho de um processador de 10 núcleos emparelhado com 16GB de memória e até 87% do desempenho de um chip com 12 núcleos usando apenas ¼ da energia.

A GPU3Graphics processing unit, ou a unidade de processamento gráfico. também passou por uma revisão, passando dos oito núcleos presentes no chip M1 para dez — o que a Apple diz contribuir para um ganho de 35% no desempenho.

A Apple afirma que a GPU do M2 oferece até 25% mais desempenho com a mesma potência que o M1 e até 35% mais desempenho na potência máxima. No entanto, em uma comparação sem sentido, a empresa afirma que o desempenho gráfico do M2 é 2,3x maior do que o de um chip Intel Core i7 com a mesma potência.

Operações e conexões

A CPU e a GPU do chip M2 são alimentadas com até 100GB/s de largura de banda, a partir de uma memória do tipo LPDDR5 de até 24GB. Isso representa um aumento de 50% na largura de banda em relação ao chip M1, vantagem garantida pelo uso da nova memória (ante a LPDDR4X, do M1).

Com relação à capacidade do Neural Engine do chip M2, a Apple afirma que seu mecanismo — que manteve 16 núcleos — é 43% mais rápido que o do chip M1, processando até 15,8 trilhões de operações por segundo, ante as 11 trilhões de operações do M1.

Surpreendentemente, temos mais operações com o mesmo número de núcleos encontrados no M1, aumento que pode ser atribuído aos aprimoramentos de arquitetura do novo processador.

Publicidade

Como o chip M1, o M2 suporta apenas um monitor externo com resolução de até 6K a 60Hz. Além disso, o mecanismo de mídia do chip M2 suporta conteúdos até 8K (H.264, HEVC) e possui codificação/decodificação ProRes nativa. Será interessante ver o que os novos MacBooks Pro e Air, portanto, poderão fazer com fluxos de trabalho dedicados.


Para além das especificações detalhadas acima, tomo liberdade de parafrasear o título e dizer que o novo chip M2 abre uma nova geração de possibilidades para os Macs — afinal, a família de chips M1 ditou um processo que muito provavelmente se repetirá com a nova geração.

Sendo assim, veremos nos próximos meses a incursão do chip M2 pelas versões Pro, Max e Ultra — quem sabe até mesmo pela especulada versão “Extreme”. Fato é que a Apple está definindo novos parâmetros agressivamente — e com muitas possibilidades para expansão.

Notas de rodapé

  • 1
    System-on-a-chip, ou sistema em um chip.
  • 2
    Central processing unit, ou unidade central de processamento.
  • 3
    Graphics processing unit, ou a unidade de processamento gráfico.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Baixe os novos wallpapers do macOS Ventura! [atualizado: dinâmico]

Próx. Post

O que muda (e o que fica igual) no novo MacBook Air com M2

Posts Relacionados