Até um tempo atrás, quem curtia ouvir músicas por streaming tinha poucas opções. A principal escolha das pessoas era (e ainda é) o Spotify, surgido em 2008 na Suécia.
Com o tempo, outras empresas passaram a querer abocanhar uma fatia desse mercado. Vimos, então, o surgimento de grandes nomes como o Apple Music, o Deezer e o TIDAL.
Este último, lançado em 2014, já teve como um dos proprietários majoritários o rapper Jay-Z. O serviço ficou conhecido por possibilitar a assinatura de um plano Hi-Fi (que oferece uma qualidade de som superior, recomendado especialmente para audiófilos) e por receber em primeira mão novos álbuns de artistas como Beyoncé.
Apesar de ser um bom serviço de streaming, muita gente acaba migrando para outros mais populares, como o Spotify e o Apple Music — ambos estão planejando suportar músicas de alta qualidade num futuro próximo, inclusive, o que pode pesar na sua decisão.
Pensando nisso, decidimos mostrar por aqui como funciona o processo de exclusão da sua conta no TIDAL. É um pouco bizarro, mas até o momento o serviço não conta com uma página ou um tutorial para fazer esse processo.
Portanto, você deve entrar em contato diretamente com o suporte da empresa. Em nossos testes, conseguimos iniciar o atendimento para a exclusão da conta por uma DM (direct message, ou mensagem direta) no Twitter, pelo @TIDALSupport.
Outra maneira de pedir a exclusão de sua conta é enviando uma solicitação na página de suporte do serviço, inserindo algumas informações sobre a sua conta. Na seção para selecionar a categoria da solicitação, por exemplo, selecione “Algo mais”.
A empresa afirma que a exclusão do seu perfil não poderá ser desfeita e você perderá o acesso ao seu histórico, às suas playlists e aos detalhes da conta. Sobre os seus dados, ela afirma o seguinte:
Observe também que podemos precisar manter alguns de seus dados pessoais porque temos um motivo legítimo para fazê-lo (por exemplo, para cumprir nossas obrigações legais ou regulamentares).
A política do TIDAL é manter seus dados pessoais apenas pelo tempo necessário para satisfazer os fins de processamento ou conforme exigido por lei. O TIDAL excluirá seus dados pessoais quando a lei exigir que o TIDAL o faça.
Esquisito, né? Mas é assim que funciona… 🤷🏻♂️