O melhor pedaço da Maçã.

Gastos com apps ultrapassaram US$60 bi no 1º semestre

mokjc / Shutterstock.com
iPhone e Android

Não surpreendentemente, o primeiro semestre de 2021 foi um período extremamente lucrativo para a App Store e o Google Play. De acordo com a pesquisa mais recente da Sensor Tower, o crescimento foi de 24% em relação ao mesmo período do ano passado.

Publicidade

De acordo com os dados, os gastos com apps chegaram a US$64,9 bilhões nos 6 primeiros meses de 2021. Assim como no ano passado, o crescimento pode ter sido impulsionado pela pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), mas a Sensor Tower afirma que o principal motivo foi o reaquecimento do mercado de smartphones e um crescimento nas vendas de tablets.

Como de costume, a App Store continua liderando o ranking de receita — arrecadando US$41,5 bilhões em compras e assinaturas. Isso representa um crescimento de 22,1% ao ano — embora seja inferior ao aumento de 29,3% visto entre os primeiros semestres de 2019 e de 2020.

Já o Google Play viu uma receita de US$23,4 bilhões no primeiro semestre de 2021. Apesar disso, a loja da empresa teve um aumento anual maior em comparação ao da Apple, já que os gastos aumentaram 30% em relação ao ano anterior.

Publicidade

O aumento da receita da App Store, no entanto, contrasta com a queda do número de downloads totais. De acordo com a pesquisa, a loja da Maçã sofreu um declínio de 10,9% no número de downloads — de 18,3 bilhões de instalações para 16,3 bilhões.

No entanto, o aumento do Google Play de 6% (de 53 bilhões para 56,2 bilhões) fez a balança pender positivamente, com um crescimento total de 1,7% ao ano no número de novas instalações.

Em se tratando especificamente de jogos, os gastos de consumidores em ambas as plataformas alcançaram US$44,7 bilhões no primeiro semestre de 2021 — o que representa um crescimento de 17,9% em relação ao ano passado, mas um aumento menor do que o registrado entre 2019 e 2020, quando a expansão foi de 25,5%.

Os downloads de jogos em geral caíram 1,4%, com a App Store arcando com o impacto da redução. De acordo com a Sensor Tower, os 5,7 bilhões de downloads de jogos no primeiro semestre de 2020 diminuíram 22,8%, para 4,4 bilhões no primeiro semestre deste ano.

O Google Play praticamente manteve o status quo em relação à App Store, gerindo um crescimento de 3,9% em relação ao ano anterior no número de downloads de jogos — mas com um número consideravelmente maior, de 23,7 bilhões de downloads, no primeiro semestre de 2021.

Publicidade

Vale notar que a Apple está enfrentando várias ameaças devido ao modelo altamente lucrativo da App Store, tendo recebido críticas de desenvolvedores e órgãos antitruste por sua política de cobrança (a “taxa Apple”) e supostas práticas anticompetitivas.

via TechCrunch

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Jogos Olímpicos: Apple lança pulseiras e mostradores de 22 países

Próx. Post

HBO Max é lançado no Brasil com promoção para assinantes

Posts Relacionados