O melhor pedaço da Maçã.

Review: microfone AmpliGame A8Plus, da Fifine

Microfone Fifine Ampligame A8Plus

No ano passado, publiquei aqui no MacMagazine um review do microfone AmpliGame A8, da fabricante chinesa Fifine. Em resumo, trata-se de um microfone muito capaz, com um ótimo custo benefício. Desta vez, analisarei o seu “irmão mais velho”, o AmpliGame A8Plus.

Publicidade

Embora as alterações sejam sutis, as adições feitas podem ser exatamente o que alguns usuários estavam procurando e não encontravam no modelo mais modesto. Portanto, analisarei apenas os aspectos que representam novidades — os detalhes e mais exemplos poderão ser encontrados no review anterior, caso queiram se aprofundar.

Unboxing e design

Assim como seu antecessor, o AmpliGame A8Plus vem em uma caixa envolta em espuma e contém os mesmos componentes: microfone com shock mount, stand e pop filter, um adaptador para outros stands, um cabo USB-C para USB-A e o seu manual. Entretanto, ela levou ainda mais sério a ideia de plug & play, pois o pop filter já vem acoplado ao suporte do microfone — embora seja removível, se necessário.

O design do microfone e do suporte permanecem praticamente inalterados em relação ao modelo anterior. O conjunto mantém sua estabilidade e apresenta elementos familiares, como seu belo visual moderno com luzes RGB, o botão sensível ao toque na parte superior para silenciar/habilitar o som, saída de áudio P2 (3,5mm) e uma porta USB-C (para força) na parte inferior.

Porém, alguns detalhes foram modificados para dar lugar às novas funções. O próprio pop filter foi redesenhado e agora apresenta uma borda integrada à parte que abraça o stand. Além disso, o botão sensível ao toque para trocar o padrão das luzes RGB agora está localizado na parte inferior do microfone.

Publicidade

O controlador de volume de ganho foi movido para a parte superior da traseira, enquanto um novo controlador foi adicionado na parte inferior traseira, exclusivamente para ajustar o volume dos fones de ouvido quando conectados.

YouTube video

Por fim, o grande diferencial está no círculo frontal sensível ao toque, que permite trocar entre os quatro novos padrões de captação: cardioide, estéreo, omnidirecional e bidirecional.

Qualidade de áudio

O disclaimer que já havia mencionado na análise anterior também se aplica neste: como se trata de um microfone USB, a intenção não é compará-lo com microfones profissionais XLR, os quais se conectam a interfaces e permitem uma configuração mais detalhada.

Seu papel, portanto, é oferecer uma opção prática (plug & play) com qualidade suficiente para realizar streaming ou chamadas de áudio que destaquem claramente a voz.

Publicidade

Para ser sincera, apesar de ser uma versão aprimorada do microfone, não vi mudanças significativas na qualidade em si — assim, caso queiram ouvir exemplos mais detalhados (com ou sem tratamento), sugiro conferir os testes no review anterior. Neste, me foquei em testar exatamente o que mudou nesta versão: os seus padrões de captura.

No áudio abaixo, realizei um teste com todos os padrões, para que a diferença imediata possa ser notada com mais clareza.

Teste de todos os padrões a 25% de ganho.

Cardioide

Quando falamos sobre padrões de microfone, o mais comum é o cardioide. Isso significa que a maior parte da captação ocorre na parte frontal e o som é menos intenso nos lados, com os sons da traseira sendo suprimidos (ou deveriam ser).

O trecho a seguir foi gravado com 50% de ganho e não recebeu nenhum tipo de pós-processamento. Deixei um breve momento de silêncio para que seja possível ouvir o som ambiente captado (sem nenhum tratamento acústico).

Padrão cardioide a 50%: trecho do livro “Small Fry”, de Lisa Brennan-Jobs, em tradução não oficial.

Abaixo, gravei um trecho da música “Brave”, de Rannah Sheeva, com o ganho ajustado para 25%, mantendo o microfone a pouco mais de um palmo de distância da boca e o ukulele posicionado logo abaixo.


A qualidade permanece muito boa, permitindo ouvir os sons com clareza. No entanto, não houve nenhum aprimoramento perceptível, o que seria desejável em uma nova versão do microfone, especialmente em relação ao isolamento na parte traseira (que deveria captar menos sons do ambiente nesse padrão).

Estéreo

A gravação em estéreo é muito interessante, pois esse tipo de captura adiciona profundidade à gravação. Abaixo, é possível ouvir como esse padrão se comporta ao falar diretamente na parte frontal e depois nos dois lados.

Padrão estéreo a 50%.

No áudio seguinte, gravei exatamente o mesmo trecho da música com o ukulele, mantendo a mesma distância, com a única diferença de que o padrão estava configurado para estéreo. É possível notar que, de fato, para gravar instrumento e voz essa opção parece ser a mais adequada, por captar bem as nuances dos sons.

Bidirecional

Nesse padrão, o microfone captura sons tanto da parte frontal quanto da traseira, teoricamente com qualidade semelhante. No entanto, é nítido que a cápsula frontal captura com muito mais nitidez. Mesmo assim, para aqueles que realizam entrevistas ou podcasts com convidados, essa seria a melhor opção de configuração.

Testei novamente a música com o instrumento e voz, mas a diferença foi a captação mais ativa na parte traseira.

Omnidirecional

A fim de testar, eu novamente gravei o trecho da música com voz e ukulele. Como era de se prever, foram captados todos os sons dos arredores (água, carro, cachorro, periquito, papagaio…) e o padrão omnidirecional, que capta todos os sons ao redor, não foi eficaz em um ambiente sem um devido tratamento acústico.

Esse tipo de padrão seria mais bem aproveitado para gravar, por exemplo, apresentações de corais ou orquestras, ou áudios de ambiência, como efeito sonoros, sons naturais (cachoeiras, pássaros), entre outros.

Outros recursos

No último review, eu detalhei pontos como o botão para silenciar/habilitar o som e as luzes RGB com diferentes padrões (ou desligadas) — ambos permanecem neste microfone, o que pode ser um alívio para quem curtiu essas opções. Entretanto, um grande diferencial foi aprimorado: o controlador de ganho foi separado do de monitoramento.

Anteriormente, era possível conectar fones de ouvido à saída P2 e monitorar o áudio sendo captado. Porém, se o volume fosse abaixado, isso também afetaria o ganho do microfone. Agora, com dois controladores individuais, a confusão foi eliminada: assim, é possível ajustar o ganho ideal para suas gravações e, separadamente, controlar o volume do áudio que está sendo ouvido nos fones, permitindo uma análise mais precisa da sua gravação.

Algo que não mudou foi a conectividade. Essa questão foi particularmente destacada nos comentários do último post e pode, de fato, ser decepcionante para muitos.

Isso ocorre porque o cabo continua sendo USB-C para USB-A e, considerando que diversos dispositivos atualmente (especialmente os mais recentes da Apple) utilizam exclusivamente o padrão USB-C, seria necessário um adaptador USB-A para USB-C OTG para conectá-lo a MacBooks mais recentes ou mesmo aos iPhones 15. Apesar dessa limitação, o microfone funcionaria normalmente e com a mesma qualidade com o adaptador correto.

Conclusão

É uma pena que a qualidade geral não tenha sido aprimorada ainda mais — poderiam ter aproveitado a oportunidade de um novo modelo para isso. Contudo, ela continua sendo boa, principalmente considerando a sua faixa de preço.

Exatamente por conta disso, podemos pensar que a ideia desse microfone não é ser comparado exatamente a opções mais profissionais e robustas (com grande fidelidade de áudio estéreo ou omnidirecional, por exemplo), mas sim oferecer mais opções de captura para amadores ou aspirantes.

Sendo assim, é necessário avaliar a intenção de compra: se você deseja começar alguma atividade como gravar vídeos, podcasts ou músicas e busca uma boa qualidade dentro de um orçamento limitado, esse microfone é altamente recomendado. Se, entretanto, sua atividade exige algo mais elaborado e você pode custear, talvez seja mais vantagem pesquisar microfones XLR e uma boa interface de áudio.

Como citei no outro review, é importante salientar que uma boa qualidade de áudio não será totalmente aproveitada sem um tratamento acústico adequado — o que pode fazer toda a diferença entre uma gravação excelente e uma muito ruim.

No fim, a praticidade do AmpliGame A8Plus, que permite simplesmente plugar um cabo USB e acessar vários padrões de captura, pode ser um grande atrativo para aqueles que nunca experimentaram esses modos de gravação antes.

O microfone AmpliGame A8Plus está disponível na Amazon por pouco mais de R$370 (note que existe apenas a versão preta; as outras cores são de outro modelo) e no AliExpress por cerca de R$360.

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo: as 5 coisas que eu menos gostei no Apple Vision Pro

Próx. Post

Como ativar o Controle Adaptativo de Ruído nos AirPods Pro [iPhone, iPad, Apple Watch e Mac]

Posts Relacionados