O melhor pedaço da Maçã.

Código do iOS 17.5 sugere chegada do Apple Pencil de 3ª geração, solução para rastreadores de terceiros e mais

iOS 17.5

Após a chegada da primeira beta do iOS 17.5, como de costume, começaram a ser descobertos alguns detalhes que poderão fazer parte da liberação oficial do sistema da Apple, que deverá acontecer até meados do mês que vem.

Publicidade

Desta vez, há novidades referentes a uma provável terceira geração do Apple Pencil, ao recurso de interoperabilidade entre rastreadores de diferentes marcas (como o AirTag), ao download de apps diretamente de sites da web na União Europeia e mais.

Vamos conferir algumas delas?

Novo gesto no Apple Pencil

O 9to5Mac encontrou evidências que corroboram o lançamento de uma possível 3ª geração do Apple Pencil: referências a um novo gesto denominado “squeeze” (ou “apertar”) — algo inexistente na atual geração do acessório — foram encontradas nos códigos do iOS 17.5.

Publicidade

Segundo o site, o gesto poderá ser usado para interações rápidas como “adicionar formas, assinaturas, figurinhas ou um campo de texto” e, provavelmente, será acionado pressionando a superfície do acessório.

Como não existe um sensor que permita esse tipo de ação nos atuais modelos, isso pode se tratar, na verdade, de uma novidade da próxima versão do Apple Pencil, que tem sido cogitada para ser lançada em breve pela Maçã. Atualmente, o acessório só é capaz de reconhecer toques duplos em seu corpo para a realização de ações rápidas em softwares.

Rastreadores de terceiros

O 9to5Mac também descobriu nos códigos do sistema que a Apple está se preparando para implementar a solução que está desenvolvendo com o Google para padronizar recursos anti-stalking em rastreadores no iOS e no Android.

Publicidade

Textos encontrados nos códigos do app Buscar (Find My) levam a crer que o iOS indicará acessórios de rastreamento mesmo que eles não sejam certificados pela Apple e ajudará a direcionar os usuários a encontrar uma forma de desativá-los.

“Este item não é certificado na rede Buscar da Apple. Você pode desativar este item e impedir que ele compartilhe sua localização com o proprietário. Para fazer isso, siga as instruções fornecidas em um site pelo fabricante deste item”, diz um dos trechos.

Download de apps via web na UE

Além da possibilidade de baixar apps por lojas alternativas à App Store, usuários de iPhones residentes na União Europeia também poderão instalar softwares diretamente do site dos desenvolvedores a partir do iOS 17.5.

Publicidade

A Apple anunciou essa novidade no mês passado e impõe alguns requisitos para que os desenvolvedores possam distribuir seus apps dessa forma — como a necessidade de ser um desenvolvedor cadastrado na App Store Connect há dois anos ou mais.

Devendo atender às diretrizes de autenticação da empresa, os desenvolvedores precisam necessariamente aderir às novas regras da App Store para aproveitarem o recurso — o que significa que estarão sujeitos a pagar a polêmica Core Technology Fee (CTF), como destacado também pelo 9to5Mac.

Outras novidades

  • No app Livros (Books), o ícone referente às Metas de Leitura foi redesenhado e agora está mais conciso;
  • A cor do widget do app Podcasts agora muda com base na arte do podcast reproduzido no momento;
  • O widget do app Tempo (Weather) também foi levemente alterado, ganhando uma fonte menor para a temperatura atual;
  • Nos Ajustes, há agora um ícone para a opção “Acesso às Chaves-senha para Navegadores da Web”, na seção Privacidade e Segurança.

O que acharam das novidades? Com o anúncio do iOS 18 se aproximando, vale notar que é normal que tenhamos cada vez menos novos recursos nas futuras atualizações do iOS 17. 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

WhatsApp está desenvolvendo recurso de menções privadas para os Status

Próx. Post

Estreia no Apple TV+: 2ª temporada de “Loot” (“Fortuna”), com Maya Rudolph

Posts Relacionados