O melhor pedaço da Maçã.
Midjourney
Chip Apple A18 imaginado por IA numa placa lógica

Chip “A18 Pro” poderá ter uma área maior para lidar com inteligência artificial

Após rumores recentes de que os próximos chips da Apple deverão contar com mais núcleos focados em inteligência artificial (IA), o analista Jeff Pu, da Haitong International Tech Research, afirmou que a Apple deverá implementar uma mudança importante no chip “A18 Pro”, que equipará os “iPhones 16 Pro/16 Pro Max” no segundo semestre deste ano.

Publicidade

De acordo com o 9to5Mac, que teve acesso à declaração, Pu afirmou que os chips deverão sofrer um aumento no tamanho na die area, se compararmos ao A17 Pro. Para o analista, isso pode significar uma tendência para a adoção de IA na ponta/borda (AI on the edge) — que nada mais é que a implementação de IA diretamente no dispositivo.

Essa tecnologia é assim denominada porque todo o processo de computação envolvendo IA é feito “na ponta”, exatamente onde os dados estão localizados — o que é um contraponto em relação aos modelos de IA baseados em nuvem (que também deverão ser adotados pela Apple em seus sistemas, segundo indicam rumores recentes).

Aumentar a die area de um chip está diretamente relacionado ao incremento no número de transistores — o que é essencial para aumentar a sua capacidade de processamento. Embora esse processo aumente os riscos de defeitos e falhas de design, ele pode ser essencial para que os dispositivos executem com eficiência tarefas de IA localmente, algo que a Apple preza bastante por conta do seu discurso relacionado à privacidade.

Publicidade

Nos últimos meses, vale recordar, a Apple vem descrevendo e investindo em tecnologias relacionadas à implementação de IA em dispositivos. Recentemente, por exemplo, a empresa adquiriu a DarwinAI, startup que buscava tornar os sistemas de inteligências menores e mais rápidos — o que pode ser útil para a Maçã no seu objetivo de executar a tecnologia localmente.

De qualquer forma, ainda segundo Pu, há um aumento evidente na demanda pelos chips “A18” na cadeia de suprimentos, enquanto houve uma estabilização no que se refere ao atual A17 Pro. Há uma grande expectativa por esses chips — principalmente porque tudo indica que eles inaugurarão uma nova era para os iPhones, tanto em hardware quanto em software.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple se prepara para lançar sistema que permite atualizar iPhones na caixa

Próx. Post

Novo Apple Pencil com suporte ao Vision Pro estaria sendo testado

Posts Relacionados