Já publicamos um artigo que falava exatamente sobre este assunto: o lançamento de um modelo de iPhone realmente mais barato, visando atrair novos usuários e consumidores de mercados emergentes. Só que, desta vez, quem está apostando na possibilidade é a firma de análises Barclays, visto que os smartphones com preços baixos são muitos populares nestes mercados — ainda mais em tempos de crises econômicas por todo lado.
A China abriga, atualmente, várias fábricas de celulares que fornecem aparelhos a preços mais populares para diversos países, entre eles o grupo BRICS: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. E a China, logicamente, possui também o maior mercado consumidor para esses dispositivos.
Confira o que o analista Ben Reitzes disse sobre esta possibilidade:
Nós reconhecemos que isso pode ser um teste-chave para esse novo modelo da Apple a longo prazo, para verificar se a empresa pode capturar o crescimento associado a uma nova onda de consumidores de mercados emergentes, que poderiam entrar no mercado de smartphones com preços baixos, visando competir com os dispositivos Android.
Em nossa opinião, a Apple pode acabar beneficiando os usuários que pretendem adquirir telefones inteligentes mais sofisticados, podendo depois estimular esses novos clientes a optarem por modelos topo-de-linha, tentando com isto evitar que mais clientes passem para o lado do Android.
Ainda segundo Reitzes, a Apple em 2013 vai continuar lucrando com os segmentos mais rentáveis do mercado de smartphones. Ele especula que a Maçã poderá lançar dentro de um a dois anos um novo modelo de iPhone mais barato, com custos de produção reduzidos — com um BOM (bill of materials, ou estrutura de produtos) até mesmo abaixo de US$150.
Este provável smartphone mais barato seria vendido sem plano de fidelidade de operadoras e sem contrato mínimo nenhum. Reitzes acredita que essa possibilidade pode acontecer, tendo em vista o que ocorreu anteriormente com o lançamento dos novos modelos de iPads (iPad mini) e iPods.
Antes do lançamento do iPhone 5, alguns analistas achavam que a Apple poderia continuar vendendo o iPhone 3GS, lançado originalmente em 2009, como “o iPhone para mercados emergentes”. Porém, como sabemos, a Apple encerrou a produção do aparelho — o que acabou rechaçando estas previsões.
Os rumores sobre a possibilidade de a Apple lançar um iPhone mais barato persistem há anos, mas até agora a ideia não vingou. Vale lembrar, é claro, que muitos não acreditavam no lançamento de um iPad mini, e ele agora está entre nós. Não podemos descartar a possibilidade do lançamento de um modelo de iPhone para mercados emergentes, mesmo porque smartphones baratos com o sistema operacional Android estão dominando as vendas nos países em desenvolvimento, onde os clientes não costumam assinar contratos de serviços.
[via AppleInsider]