Ao longo de 2022, a participação dos fones de ouvido do tipo True Wireless Stereo (TWS), em termos de vendas, aumentou para 68% — em comparação aos 63% de 2021 —, mas as vendas no ano passado caíram 2%, batendo 287,7 milhões de unidades, conforme destacado em uma nova pesquisa da Canalys.
A queda foi ainda mais brusca durante o quarto trimestre do ano passado, quando as vendas caíram para 79,5 milhões de unidades. Naturalmente, isso significa que o desempenho da Apple, a maior fabricante desse setor, também foi afetado.
Mais precisamente, as vendas da Maçã (incluindo da sua subsidiária Beats) diminuíram 30% no ano passado em relação a 2021. Ainda assim, os AirPods Pro de segunda geração ajudaram a Apple a manter sua liderança, contribuindo com 63% de todas as remessas de AirPods.
Outras fabricantes, como a Samsung e a Xiaomi, tiveram quedas de dois dígitos nas vendas, apesar de suas marcas subsidiárias adotarem uma estratégia de mercado diferente. Ambas alavancaram suas respectivas submarcas (JBL e Redmi) para expandir mercados e melhorar a acessibilidade a preços mais baixos, o que permitiu que elas se concentrassem nos principais usuários dentro dos seus ecossistemas de smartphones sem afetar a imagem da marca.
No geral, a firma atribui o carecimento do mercado de fones TWS ao rápido desenvolvimento dos fornecedores e ao impulso da educação de mercado para acelerar a adoção de dispositivos pelos consumidores. Apesar disso, a Canalys prevê que, em 2023, o mercado de fones em geral cairá 5%, enquanto o de TWS cairá 2%.
Preço parcelado: R$2.599,00 em até 12x
Preço parcelado: a partir de R$1.899,00 em até 12x
Estojo de recarga: Lightning ou MagSafe
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.