O melhor pedaço da Maçã.

Google Chrome ganhará novo design em celebração aos seus 15 anos

Redesign do Chrome com aniversário de 15 anos

Em comemoração ao aniversário de 15 anos do Google Chrome, celebrado neste mês, o navegador ganhará um redesign baseado na linguagem Material You, também usada pela gigante de Mountain View nas versões mais recentes do Android e em outros aplicativos. Desse modo, a versão do Chrome para desktop está sendo renovada com um novo design e alguns novos recursos.

Publicidade

As mudanças visuais poderão ser notadas com a nova paleta de cores adotada, bem como com os novos ícones, que foram pensados para serem mais legíveis. Os novos temas incluídos ajudarão a distinguir mais rapidamente entre diferentes perfis e o navegador também passará a se integrar melhor à opção de modo escuro definida no sistema.

Também haverá um novo menu, acessível ao clicar no três pontinhos (no canto superior direito), que facilita o uso de recursos como o Google Tradutor, extensões, gerenciador de senhas e outros. Além disso, uma nova opção — também disponível nos três pontinhos — permitirá “pesquisar a página” no Google, sendo aberto um menu lateral com buscas relacionadas e informações sobre o site em que você está.

Pode-se, ao abrir essa opção, fixar o menu lateral para continuar interagindo ao navegar e/ou fazer novas buscas. O Google afirmou que também está integrando a essa função recursos de inteligência artificial generativa, inicialmente apenas nos Estados Unidos. Com isso, pode-se, por exemplo, ver uma lista dos principais tópicos de um texto e selecionar o que mais interessa, entre outras facilidades.

Publicidade

Há, ainda, novidades relacionadas às extensões. Entre elas, a Chrome Web Store também receberá o redesign com a linguagem Material You, tornando-se mais fácil descobrir novas extensões, inclusive com as novas categorias a serem criadas, como a de extensões com IA. A expansão de recursos de segurança como o Safety Check também diminuem a chance de os usuários baixarem softwares maliciosos.

Ainda em matéria de segurança, o recurso Google Safe Browsing cuida da proteção de forma mais ampla. A função checa todos os sites que você visita em uma lista de URLs sabidamente maliciosos e que é atualizada a cada 30-60 minutos. Agora, a checagem ocorrerá em tempo real, ficando mais fácil de proteger usuários de ataques de phishing e outros que ocorrem em janelas de tempo bastante estreitas. Esse update chegará ao Chrome nas próximas semanas, com a previsão de 25% mais proteção.

Por fim, há uma novidade relativa à Privacy Sandbox, que é a alternativa do Google ao sistema de cookies, permitindo acesso aos recursos de medição e relevância em vários sites. Agora, as APIs1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. do recurso estão abertas para todos usarem, o que terá um grande impacto no desenvolvimento web, inclusive de modo a seguir o plano da empresa de abandonar o sistema de cookies no próximo ano.

Com isso, como lembrado pelo The Verge, também foram adicionados novos controles relativos a privacidade e anúncios no contexto da Privacy Sandbox. Apesar de não ter um impacto em potencial sobre o uso do Chrome no futuro próximo, a ideia é que os desenvolvedores possam ir ampliando o uso da nova ferramenta.

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Moments é um app completo para gerenciar relacionamentos pessoais

Próx. Post

Apple estende inscrições do Entrepreneur Camp para indígenas

Posts Relacionados