O melhor pedaço da Maçã.

Projeto quer obrigar Apple a identificar apps feitos fora dos EUA

XanderSt / Shutterstock.com
iPhone X com TikTok na App Store

Uma procuradora-geral do estado americano da Flórida quer que lojas virtuais como a App Store e o Google Play identifiquem aplicativos desenvolvidos por pessoas e empresas fora dos Estados Unidos como uma medida de “segurança nacional”. As informações são da Fox Business.

Publicidade

Membra do Partido Republicano, a criadora da proposta, Ashley Moody, chegou a enviar uma carta para os CEOs da Apple e do Google, Tim Cook e Sundar Pichai, explicando a sua iniciativa. De acordo com ela, “a falta de transparência dessas plataformas pode criar um risco significativo para os cidadãos americanos”.

Embora diga que medida visa qualquer app desenvolvido fora dos EUA, Moody apresentou apenas serviços feitos por empresas chinesas como exemplos em sua carta. Um dos apps apontados foi o TikTok, o qual foi recentemente proibido de ser instalado em dispositivos do governo numa série de estados americanos.

Além disso, é alarmante que, dos principais aplicativos da App Store da Apple, os três primeiros sejam feitos na China, o que equivale a centenas de milhões de downloads no mercado interno e bilhões em todo o mundo.

Ainda segundo a procuradora, vários especialistas de segurança já sinalizaram o risco que esses apps representam “tanto para a privacidade quanto para as informações pessoais dos usuários”.

Publicidade

De fato, a Apple não destaca a nacionalidade dos desenvolvedores nas páginas de aplicativos na App Store, mas exibe informações gerais sobre eles como o link dos seus sites. Na maioria dos casos, é possível descobrir em qual país um app foi feito com certa facilidade ao acessar essas informações.

A Apple também exibe os famosos quadros de “informações nutricionais”, criados para resumir todos os dados capturados por um app em particular. Assim, o usuário sabe exatamente como e quais informações estará cedendo aos desenvolvedores.

A Apple e o Google ainda não comentaram a proposta.

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Data centers usados por Apple e outras sofreram ataque

Próx. Post

Biden não vetará banimento na importação de Apple Watches

Posts Relacionados