O Google pode estar se preparando para adentrar um novo mercado com uma estratégia bastante agressiva, que nos lembra os tempos da Microsoft como caloura entre navegadores. O segmento da vez é o de aplicativos de navegação móvel e, segundo a Forbes, o projeto do Google poderá ser distribuído gratuitamente. Outro diferencial de uma oferta do tipo vinda de Mountain View é que o Google não precisaria adquirir bases de dados de uma Tele Atlas da vida; tudo viria do próprio Google Maps.
Mesmo suportada por propagandas (afinal, o Google não é uma instituição de caridade), tal solução certamente sacudiria todo o mercado de apps de navegação, que hoje em dia baseia-se em modelos de assinaturas mensais ou custos individuais elevados. Na App Store, por exemplo, os títulos hoje disponíveis para o mercado brasileiro variam entre US$65 e US$80.
É claro que, em um primeiro momento, um app do tipo seria pensado como solução nativa para o Android, mas eu não me surpreenderia de ver o Google atacando também em outras plataformas — que o iPhone OS esteja no meio delas, de preferência.
[dica do Alexandre Novarro, via FierceMobileContent]