O melhor pedaço da Maçã.

Shazam ultrapassa a marca de 1 bilhão de músicas reconhecidas por mês

DenPhotos / Shutterstock.com
Shazam

Desde que a Apple adquiriu o Shazam, sem dúvida ela expandiu ainda mais o que a ferramenta para reconhecer músicas — que já era ótima — podia fazer.

Publicidade

E alguns dados mostram que até hoje ela continua relevante para milhões de usuários ao redor do mundo. Isso porque a Maçã acabar de revelar que sua subsidiária ultrapassou a marca de 1 bilhão de Shazams por mês e 50 bilhões de reconhecimentos (também chamados de tags) desde o início do funcionamento.

Esses dados surpreendentes, claro, refletem o estrondoso sucesso do aplicativo. O Shazam tem 200 milhões de usuários mensais e é indubitavelmente o mais lembrado quando as pessoas desejam identificar uma música.

Antes um serviço baseado em SMS1Short message service, ou serviço de mensagens curtas., o Shazam estreou no iPhone em 2008 e foi adquirido pela gigante de Cupertino em setembro de 2018, por US$400 milhões, após uma extensa aprovação regulatória. Um novo design chegou no final de 2020, junto à versão web do app. A Maçã também continuou a oferecer novos recursos para usuários do Android, como a capacidade de identificar áudios reproduzidos em fones de ouvido.

Na WWDC21, que aconteceu na semana passada, a Apple anunciou que abriria a tecnologia do Shazam para apps de terceiros. O framework, chamado de ShazamKit, permite que todos os desenvolvedores — tanto de iOS quanto Android — integrem a tecnologia de reconhecimento de músicas do serviço aos seus aplicativos.

Embora a tecnologia do Shazam seja focada no reconhecimento de músicas, ele não se limita a esse tipo de propósito. Na verdade, a API2Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. também é capaz de identificar e reagir a sons não musicais, possibilitando que os desenvolvedores criem apps que “respondam” a determinados ruídos.

O ShazamKit deverá ser lançado ainda este ano e também oferecerá suporte a aplicativos para iPad, Mac, Apple TV e Apple Watch. 🎶


Ícone do app Shazam
Shazam de Apple
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple WatchesCompatível com o iMessage
Versão 17.7 (54.2 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app Shazam: qual é a música
Shazam: qual é a música de Apple
Compatível com Macs
Versão 2.11 (11.8 MB)
Requer o macOS 10.14 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

via Engadget

Notas de rodapé

  • 1
    Short message service, ou serviço de mensagens curtas.
  • 2
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple concede US$5 milhões para faculdades afro-americanas

Próx. Post

Vídeo: a Siri funciona offline no iOS 15! Mas…

Posts Relacionados