O melhor pedaço da Maçã.

Google Zeitgeist 2010 mostra o que o mundo buscou durante o ano

Google Zeitgeist

A tradição anual do Google continua: chega dezembro, é hora de liberar o Zeitgeist, um retrato instantâneo das coisas que o mundo buscou usando o sistema de buscas da gigante de Mountain View. Em 2010 uma novidade muito interessante torna a visita à página do Zeitgeist uma atração à parte: um visualizador inteiramente criado com HTML5 permite que comparemos a popularidade dos termos mais buscados ao longo do ano, seja num mapa global ou em gráficos interativos.

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Mapa do Google Zeitgeist 2010

A maior empresa de tecnologia do mundo, claro, não poderia ficar de fora: o iPad foi o segundo termo de mais rápida ascensão, tendo simplesmente surgido do nada no final de janeiro e se mantido ao longo do ano com picos em momentos marcantes, como sua chegada ao mercado em abril e a expansão internacional meses depois.

Google Zeitgeist 2010

Mas não pense que esse foi o único destaque da Maçã, o iPhone 4 foi algo muito buscado no Google: ele e a tablet foram os dois termos de mais rápida ascensão na categoria de eletrônicos (não esqueçamos do iPod touch, que também aparece na lista de gadgets mais buscados), e o smartphone figura ainda na sexta posição de buscas relacionadas a notícias (coff! Antennagate! coff!).

Google Zeitgeist 2010

Obviamente, o desempenho dos gadgets da Apple nos Estados Unidos foi substancialmente melhor, roubando duas posições do pódio das buscas principais e ainda aparecendo entre os termos mais procurados referentes a notícias.

Google Zeitgeist Estados Unidos

Mas o que seria de um Zeitgeist sem um vídeo comemorativo? Veja só o que o Google preparou, ao som de OneRepublic:

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YouTube video

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Agora procure uma cadeira, sente-se confortavelmente e veja o Zeitgeist do Brasil:

Google Zeitgeist 2010 Brasil

Pode ir chorar num cantinho: eu vou entender.

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