O melhor pedaço da Maçã.

Project IDX, do Google, permite programação na web com IA

IDX Project, do Google

O Google anunciou hoje uma versão inicial do Project IDX, uma ferramenta de desenvolvimento de software multiplataforma que funciona na web, além de contar com recursos de inteligência artificial. Assim como o caso de um aplicativo criado com a ajuda do ChatGPT que mostramos anteriormente, deveremos ter mais apps desenvolvidos com o suporte da IA a partir de agora.

Publicidade

É importante notar que o Google optou por não criar um novo ambiente de desenvolvimento integrado, mas sim aproveitar o Visual Studio Code, da Microsoft, tendo sido feita, ainda, uma integração com o Google Cloud e com o Codey (que é um modelo de IA treinado com programação e feito a partir do PaLM 2, outro modelo da gigante das buscas voltado ao desenvolvimento de aplicações).

Graças a essas tecnologias, o IDX conta com um recurso de criação inteligente de código, bem como um chatbot assistivo e ações contextuais de programação, como as de adicionar comentários e explicar códigos. A ideia é tornar a atividade de desenvolvimento mais fluida e produtiva, devendo ainda mais recursos serem integrados no futuro.

Segundo a empresa, todo espaço de trabalho no Project IDX conta as capacidades de uma máquina virtual que roda Linux, com acesso universal que vem junto à hospedagem na nuvem. Pode-se, ainda, importar projetos do GitHub, bem como templates de ferramentas como Angular, Flutter, Next.js, React, Svelte e Vue. Há compatibilidade com as linguagens de programação JavaScript, Dart e, em breve, Python e Go, com outras a serem incorporadas.

Publicidade

Outros recursos incluem um preview dos aplicativos que estão sendo desenvolvidos, com um emulador de Android e um simulador de iOS que funcionam na interface web. Pode-se também compartilhar essas prévias dos apps em desenvolvimento usando o Firebase Hosting.

De acordo com testes realizados peloTechCrunch antes do lançamento do IDX, o chatbot funciona como esperado, mas não é tão integrado ao código, já que não pode manipulá-lo diretamente, tampouco consegue identificar qual parte foi selecionada, por exemplo. O próprio Google lembrou, contudo, que o projeto ainda está dando os seus primeiros passos e que ainda há um caminho de melhorias pela frente.

A novidade da gigante das buscas insere-se em um mercado que já conta com alguns concorrentes. A Amazon, por exemplo, também oferece soluções para desenvolvimento na nuvem com o AWS Cloud9, assim como o faz o GitHub com o Codespaces.

Publicidade

Além de se destacar timidamente em se tratando de programação em full stack, o IDX serve como um espaço para o Google testar ferramentas de IA e poderá ganhar mais espaço entre desenvolvedores no futuro, a depender da sua evolução.

Para usar o Project IDX, basta acessar o site da plataforma.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Aria, inteligência artificial à la ChatGPT, chega ao Opera para iOS

Próx. Post

Pesquisa: agentes maliciosos que miram macOS cresceram 10x desde 2019 [atualizado: errata]

Posts Relacionados