O melhor pedaço da Maçã.

Opera One é liberado com IA nativa, navegação intuitiva e mais

Opera One

Após apresentar, ainda em versão beta, a nova iteração do seu navegador, hoje a Opera lançou para todos o One — que teria sido a 100ª versão do popular aplicativo, exceto que a empresa decidiu reconstruí-lo do zero com a mais recente tecnologia de inteligência artificial generativa integrada ao design.

Publicidade

De acordo com a Opera, o One “inaugura uma nova era de navegação baseada em IA” graças à Aria, uma ferramenta nativa desenvolvida em colaboração com a OpenAI. A tecnologia usa o próprio mecanismo Composer AI, da Opera, além de se conectar ao GPT-3.5 — adicionando alguns recursos extras, como resultados da web ao vivo e acesso a toda a documentação de suporte do Opera.

YouTube video

Os usuários têm a opção de iniciar a Aria diretamente da barra lateral e interagir com ela enquanto continuam navegando. No entanto, quem não se afeiçoar pela funcionalidade pode optar por não usá-la para uma experiência de navegação padrão.

Como pessoas obcecadas com inovação, achamos adequado repensar o papel do navegador à luz dos desenvolvimentos recentes no espaço da IA. Ao contrário de outras empresas de navegadores, a Opera não adicionou simplesmente serviços de IA ao seu navegador. Voltamos à prancheta e redesenhamos nosso navegador principal. O Opera One foi construído em torno da Aria, nossa IA de navegador nativa, e é o ápice de nosso trabalho até agora.

Além das tecnologias de IA, o Opera One apresenta um novo recurso chamado Ilhas de Guias (Tab Islands) para agrupar guias relacionadas a fim de ajudar a gerenciar melhor a experiência de navegação.

Outro objetivo do novo recurso é ajudar a alternar entre as tarefas com mais facilidade. Por exemplo, um usuário criando um itinerário de viagem que esteja pesquisando hotéis e passagens terá as abas relacionadas agrupadas automaticamente em um conjunto.

Publicidade

Como seria de esperar de um novo navegador reconstruído do zero, a Opera diz que há muitas “mudanças ocultas” que também aceleram a experiência de navegação. Isso inclui uma nova arquitetura e um compositor multithread, entre outros recursos.

Apesar do “banho de loja”, o Opera One oferece muitos dos recursos já conhecidos de longa data do navegador, incluindo VPN e bloqueador de anúncios gratuitos, controles para players na barra lateral e suporte integrado a mensageiros.

O Opera One já está disponível gratuitamente para macOS, Windows e Linux nessa página.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Twitter Blue: como mudar a cor do ícone [iPhone e iPad]

Próx. Post

Ingram Micro passará a distribuir soluções da Jamf no Brasil

Posts Relacionados