Para a RBC Capital Markets, um cenário provável das vendas da tablet da Apple em 2010 é a sua compra por cinco milhões de usuários, o que concederia à sua fabricante lucros de US$2,8 bilhões para o primeiro ano no mercado. Os cálculos da empresa de análises foram feitos com base em um preço médio de US$600 — dentro da estimativa da Retrevo publicada aqui ontem —, representando cerca de US$0,30 em lucros por cada ação da Apple no mercado.
Também foram traçadas outras projeções com base nos preços médios de US$500 e US$800, em que o primeiro elevaria as vendas para dez milhões de unidades no primeiro ano e o segundo as diminuiria para um milhão de unidades no mesmo período. De qualquer forma, a RBC acredita que o preço ideal para o novo produto da empresa deve ficar entre US$500 e US$800; qualquer iniciativa com um valor acima desse seria pouco bem-sucedida no mercado — a não ser que a Apple busque subsídios com operadoras, caso sejam aplicáveis.
Como ainda não se sabe se o novo produto da Apple virá com suporte a 3G, é difícil prever o seu preço final em termos de subsídios, mas o cenário ideal ficaria entre US$200 e US$300. Por outro lado, a RBC acredita que o lançamento de uma tablet levaria a uma leve queda de até 3% nas vendas de Macs e iPods touch — talvez mais, talvez menos: tudo dependerá de que sistema operacional ela rodar.
[via AppleInsider]