O melhor pedaço da Maçã.

Diretor da Adobe confirma: After Effects e Premiere Pro deixarão de rodar em 32 bits

Premiere Pro CS4A chegada do Mac OS X 10.6 Snow Leopard fez a Apple atingir o estágio final de transição para 64 bits, possibilitando que o sistema inteiro e os seus principais aplicativos rodem nesse modo para tirar proveito do melhor desempenho. Na lado da Microsoft, o Windows 7 também está melhor para trabalhar com essa tecnologia (ao menos, isso é o que eu ouvi falar :-P), soando como um sinal verde para grandes desenvolvedores considerarem o uso dela em aplicativos e, posteriormente, convertê-los.

Publicidade

Essa iniciativa está começando a se tornar uma necessidade para algumas empresas, mas quem está reconhecendo isso agora é uma desenvolvedora de aplicativos muito comuns no dia-a-dia de vários leitores do MacMagazine. A Adobe anunciou recentemente que deu início à transição do After Effects e do Premiere Pro para 64 bits, ou seja, eles já estão no caminho de se tornar os primeiros aplicativos da Creative Suite 5 que possivelmente não atenderão às suas bases instaladas atuais.

Simon Hayhurst, autor do artigo sobre o anúncio, reconheceu que o melhor caminho para artistas e usuários profissionais é a migração para computadores com suporte a 64 bits. Desde 2006, a Apple vem produzido máquinas para atender a essa necessidade, e hoje todos os Macs novos oferecidos para venda são compatíveis com ela.

Publicidade

Na lado dos PCs, há chances de muitas máquinas já contarem com CPUs de 64 bits; porém, elas podem não rodar uma versão do Windows compatível com esse hardware — ao contrário da Apple, os usuários precisam escolher se vão de 32 ou de 64 bits ao instalar o Windows Vista ou superior. Hayhurst estima que, ao rodar o After Effects ou o Premiere Pro em um sistema 64 bits com 16GB de RAM, notam-se ganhos de até 200% em desempenho, quando comparado com um sistema 32 bits usando 4GB de RAM.

A mesma estratégia, no entanto, não deverá ser tomada em outros aplicativos. No Photoshop, por exemplo, isso já foi descartado da CS5 — até porque a atual versão 64 bits dele ainda é Windows-only —, mas ainda está sendo estudada a possibilidade de deixar de suportar Macs PowerPC.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo mostra avanços em tecnologias de preenchimento contextual no Adobe Photoshop CS5

Próx. Post

Acontece neste sábado, em São Paulo, a segunda edição do iPhoneDevBr

Posts Relacionados