O melhor pedaço da Maçã.

Apple rejeita atualização do app AstroPad Studio que transformava a câmera do iPad numa espécie de botão

Se você está de alguma forma inserido no ecossistema móvel da Apple, certamente já ouviu falar da Astro HQ — e se não, deveria, pois trata-se de uma das desenvolvedoras mais criativas e com nível de produtos mais interessantes dos últimos anos (vide o Luna Display). Toda essa criatividade, entretanto, encontrou um pequeno obstáculo esta semana… dentro da própria Apple.

Publicidade

Explica-se: a desenvolvedora estava tirando as cortinas da mais recente atualização de um dos seus principais aplicativos, o AstroPad Studio, com uma ideia simples, porém engenhosa, em que a câmera frontal dos iPads transformar-se-ia numa espécie de botão — bastaria tocar ali para que um menu contextual aparecesse na tela. O recurso, que também estava disponível nas versões de teste do app para o Luna Display, era uma excelente forma de deixar a interface mais livre (o que é particularmente importante nesses aplicativos de produtividade) e fazer uso de uma parte do hardware não explorada pelos programas.

Recurso rejeitado do AstroPad Studio que transforma a câmera do iPad num botão

A ideia, entretanto, foi prontamente rejeitada pela Apple, que citou uma diretriz da App Store proibindo aplicativos que “alterem ou desativem as funções dos botões do aparelho, como os de volume ou o interruptor do modo silencioso, ou outros elementos da interface de usuário nativa”. Com isso, o “botão da câmera” terá de ser removido da atualização para o AstroPad Studio para que a Apple aprove o update; o aplicativo do Luna Display também terá que ser operado para a retirada da engenhoca quando for ao ar na App Store.

Apesar de a decisão da Apple não citar nominalmente as razões específicas para a rejeição do recurso, não é difícil de pensar que muitos usuários sentiriam-se incomodados com o fato de que os apps precisariam ter, basicamente, a câmera frontal do iPad ligada a todo tempo para detecção de luz (ou falta dela). Tal comportamento poderia trazer problemas para a bateria do aparelho e também possivelmente abriria espaço para outros aplicativos maliciosos que quisessem capturar imagens da câmera secretamente — coisa que nós já lembramos que é possível nesse artigo.

Portanto, no fim das contas, por mais que a ideia fosse boa, não tenho como ponderar que a Apple tem uma certa razão — neste caso. O que vocês acham?

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Agora você pode trocar seu endereço de email de terceiros para domínios da Maçã no ID Apple

Próx. Post

Loja polonesa dá pistas de que o carregador AirPower poderá custar em torno de US$200 nos EUA

Posts Relacionados