O melhor pedaço da Maçã.

Telegram ganha modo econômico, horários de leitura em grupos e mais

Há também um controle refinado de velocidade e mais novidades
Telegram

Chegou hoje à App Store mais uma grande atualização do Telegram e — como sempre — a nova versão do mensageiro está trazendo um bom número de novidades para todos os usuários!

Publicidade

Desta vez, temos a chegada de um modo de economia de energia, um maior controle da velocidade de reprodução de vídeos, horário de leitura em grupos pequenos, envio automático de links de convite e outras novidades.

Vamos conferi-las?

Modo de economia de energia

Animações e efeitos especiais certamente melhoram a experiência visual dos usuários em qualquer aplicativo, mas em algumas ocasiões — como em caso de baixo percentual de bateria ou em dispositivos mais antigos —, eles acabam mais atrapalhando do que ajudando.

Publicidade

Sabendo disso, agora o Telegram lançou um Modo de Economia de Energia (já lançado anteriormente no app para macOS), o qual pode ser configurado para ser ativado automaticamente quando a bateria atingir certo percentual — inclusive, com a opção de desativar efeitos específicos individualmente.

No iOS, é possível usar também as configurações de energia para limitar as atualizações em segundo plano, mas o Telegram recomenda não fazer isso, já que o aplicativo ficará com o status “Atualizando…” com muito mais frequência.

Controle refinado de velocidade

O Telegram permite ajustar a velocidade de reprodução de áudios há muito tempo, mas basicamente da mesma forma que a maioria dos players na web — com opções fixas de velocidade que não permitem um ajuste preciso por parte do usuário.

Isso até a atualização de hoje, já que agora ao tocar e segurar no botão “2x” é possível arrastar horizontalmente uma barra para selecionar qualquer velocidade entre 0,2x e 2,5x. A nova opção também está disponível tocando no menu de três pontos e selecionando a opção “Velocidade de Reprodução”.

Horário de leitura em grupos

Uma das (poucas) coisas nas quais o Telegram ainda perde feio em relação ao WhatsApp é quando falamos na exibição dos dados das mensagens, já que o app da Meta conta com detalhes ricos que incluem horários de entrega e de visualização — tanto em grupos, quanto em conversas individuais.

Aos poucos o Telegram vem investindo nessa parte do app e agora permitirá que vejamos o horário de leitura de mensagens em grupos que tenham até 100 membros. Infelizmente, o recurso ainda não se aplica a chats individuais, apesar de existir o duplo check que indica a leitura de uma mensagem.

Envio automático de links de convite

Agora falando de uma das (muitas) funcionalidades do Telegram que não existem no app rival: a possibilidade de impedir que usuários lhe adicionem em grupos é uma verdadeira mão na roda, mas pode dificultar a vida de quem precisa lhe enviar um link de convite por causa de suas configurações de privacidade.

Publicidade

Por isso, agora é possível enviar automaticamente links de convites para usuários que desabilitaram o envio — opção que aparecerá sempre que você selecionar alguém com essa configuração de privacidade para adicionar num grupo.

Obviamente, o novo recurso é uma faca de dois gumes, já que isso pode acabar enchendo a caixa de mensagens de usuários com links indesejados — caso eles não tenham solicitado a entrada no grupo em questão.

Novas reações e emojis interativos (animados)

A atualização também chega com dez novos pacotes de emoji personalizados para usuários do Telegram Premium.

Há também novos emojis interativos, cujas animações aparecem quando eles são enviados individualmente em conversas privadas, bem como quando qualquer um deles é usado como uma reação.

Outras novidades

  • Agora, é possível desabilitar a exibição dos stickers usados recentemente (ordem dinâmica dos pacotes) na parte superior do painel de stickers;
  • Desenvolvedores de bots agora contam com a opção para traduzir totalmente a descrição e a seção “O que este bot pode fazer?” para vários idiomas;
  • Agora é possível marcar todos os chats de uma pasta como lidos com um só toque;
  • As pastas também aparecerão durante o encaminhamento de mensagens para ajudá-lo a encontrar rapidamente o chat correto;
  • Foram corrigidos mais de 400 bugs conhecidos nos aplicativos do Telegram.

O que acharam do pacote desta atualização? Um dos mais completos entre os updates recentes, não acham?


Ícone do app Telegram Messenger
Telegram Messenger de Telegram FZ-LLC
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 10.10.1 (166.9 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app Telegram
Telegram de Telegram Messenger LLP
Compatível com Macs
Versão 10.10.2 (100.9 MB)
Requer o macOS 10.13 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Google Tradutor: como traduzir uma imagem [iPhone, iPad e web]

Próx. Post

Apple investe em produtora de ex-diretor do Apple Music

Posts Relacionados