Essa bola já estava sendo cantada há algum tempo, mas agora temos a confirmação: a Jawbone deixará de produzir bens para o consumidor final, como suas célebres linhas de vestíveis e alto-falantes Bluetooth, e passará a focar no mundo da saúde, projetando soluções médicas para profissionais e pacientes.
Após uma série de produtos mal-recebidos nos últimos tempos e diversos relatos de que a companhia ia mal, muito mal de dinheiro, ficou claro que a Jawbone não sobreviveria muito tempo na forma em que estava se não conseguisse algum milagre. Como provavelmente a empresa não tem nenhum Steve Jobs por lá, o milagre não veio e ficou provado que o mercado destinado a consumidores finais é deveras difícil para companhias pequenas e médias — apenas as muito fortes sobrevivem.
Agora, a Jawbone está numa fase de angariar investimentos para iniciar sua nova fase: conversas estão sendo mantidas com uma série de bancos e fundos, como J.P. Morgan, Kleiner Perkins e Horowitz, para levantar uma quantia que, neste momento, parece já estar na casa dos US$951 milhões — embora parte deste valor já tenha sido gasta para evitar “um colapso do mercado de vestíveis”, como aponta o TechCrunch.
O próximo passo para a empresa é mudar sua estratégia de mercado: de uma estrutura de lucros de margem baixa e alta quantidade, agora a ideia será ter uma altíssima margem de lucro com poucos clientes, vendendo equipamentos altamente especializados para hospitais, clínicas, profissionais de saúde e pacientes acometidos por doenças crônicas. Não se sabe exatamente qual o plano da Jawbone para conquistar um mercado no qual ela tem pouco reconhecimento – afinal, vender fitness trackers é muito diferente de vender ferramentas altamente especializadas de saúde —, então teremos que aguardar para ver seus próximos passos.
[via MacRumors]