Após o anúncio do Apple Podcasts sobre a chegada de novas estatísticas mais detalhadas para os seus criadores, o Spotify não perdeu tempo e também apresentou, hoje, na Podcast Conference, novos recursos para donos de podcasts. Uma das novidades a serem implementadas no Spotify for Podcasters é justamente uma gama mais ampla de estatísticas para acompanhar a audiência e a monetização dos programas.
Mais especificamente, os criadores terão “em breve” acesso a dados sobre as impressões dos podcasts e dos seus episódios individualmente por um período de 30 dias. O interessante é que serão mostradas também as origens das impressões, como da tela de início do Spotify, da busca ou da biblioteca.
Além disso, de acordo com o TechCrunch, começaram a ser disponibilizados hoje pela Megaphone — a empresa de hospedagem do Spotify — outros dados na Spotify Audience Network Performance Dashboard. Lá, pode-se conferir a média de tempo escutado de cada episódio, assim como segmentações das impressões, como por episódio, localização do anúncio e região do ouvinte.
Para melhorar o processo de descoberta de novos podcasts, o Spotify adicionará no aplicativo tags geradas automaticamente, as quais permitirão que os ouvintes acessem resultados na busca relativos a qualquer criador, facilitando a pesquisa de conteúdos criados pela pessoa/produtora ou podcast em questão. Também serão dadas dicas para aumentar as visualizações de diversas formas, como melhorando a página ou as descrições dos episódios.
Ainda na seara das estatísticas, os criadores também terão acesso a mais dados sobre ferramentas de monetização oferecidas pelo serviço de streaming. Será possível monitorar com mais precisão os seus ganhos de recursos como anúncios de embaixador e do programa Automated Ads, bem como assinaturas, podendo acompanhar o desempenho de campanhas e do número de assinantes.
Além desses incrementos relativos às estatísticas, o Spotify anunciou novas opções de personalização dos podcasts. Será possível, além de comentar sobre o programa, inserir links para as suas redes sociais em uma bio do podcast, assim como destacar um episódio na página do programa como o melhor capítulo para novos ouvintes começarem a acompanhá-lo.
Outra novidade são as recomendações do apresentador, na qual podem ser mostrados até dois outros conteúdos de outros criadores, sejam músicas, álbuns ou outros podcasts. Com o potencial de estimular essas indicações de conteúdos em rede, as recomendações serão exibidas na aba “Curto nesse estilo”.
Essas novidades chegarão aos criadores no outono do hemisfério norte (nossa primavera) e também estarão disponíveis para os que não hospedam seus podcasts no Spotify.
Também foi relembrada a possibilidade de adicionar um banner promocional, usando o Spotify Open Access, atraindo ouvintes para assinaturas incluindo conteúdo exclusivo realizadas em serviços de terceiros, como o Patreon, mas com o conteúdo sendo hospedado no próprio Spotify.
Por fim, uma nova possibilidade de customização bastante interessante é a de escolher o trecho do podcast que aparecerá como prévia no feed de podcasts da tela de início do Spotify, onde os usuários podem descobrir conteúdos novos. Antes dessa novidade, que passará a ficar disponível a partir de outubro próximo, a prévia era gerada automaticamente com o uso de aprendizagem de máquina.
Como se pode ver, a empresa sueca não está perdendo tempo em matéria de atrair criadores para a sua plataforma de podcasts, também adicionando recursos para melhorar a usabilidade do lado da audiência. Com a implementação das novidades nos próximos meses, os criadores poderão tirar proveito das mais novas ferramentas de acompanhamento das estatísticas, similares às adicionadas ao Apple Podcasts.