O melhor pedaço da Maçã.

Apple se prepara para lançar sistema que permite atualizar iPhones na caixa

Opções de IA generativa e mudanças (abertura) no iOS também estariam nos planos da Apple
Varga Jozsef Zoltan / Shutterstock.com
iPhone 14 Pro Max apoiado na caixa

Além de destacar o aspecto mais personalizável que poderá ter a tela de Início do iOS 18, Mark Gurman usou sua newsletter “Power On” (da Bloomberg) desta semana para falar sobre o Presto, um novo mecanismo da Apple o qual permitirá que as equipes de suporte atualizem iPhones ainda dentro de suas caixas.

Publicidade

De acordo com o jornalista, a novidade deverá ser lançada em todas as lojas de varejo da empresa nos Estados Unidos e permitirá que clientes já obtenham novos aparelhos com a versão mais recente do iOS disponível.

Todo o processo com o Presto funciona completamente sem fio, podendo ser realizado diretamente no local onde ficam os estoques dos iPhones (nos “bastidores” das lojas). O sistema seria semelhante a uma sapateira de metal, podendo usar o MagSafe ou outras tecnologias para ligar o telefone mesmo sem abrir a embalagem.

Provavelmente com o cronograma de lançamentos previsto para iniciar amplamente em abril, o Presto funcionará de forma bastante intuitiva e, aparentemente, prática: após ligar o aparelho, o sistema baixará e instalará a nova atualização de software disponível e, em seguida, desligará o iPhone novamente.

Publicidade

Isso é bom para quem já é usuário de iPhone e está comprando um aparelho novo. Muitas vezes ao fazer isso, hoje, o novo dispositivo vem com uma versão inferior do sistema (quando comparado ao que já está rodando no aparelho da pessoa). Isso faz com que seja necessário, primeiro, atualizar o iPhone novo para depois fazer a transferência dos dados. Com essa novidade, esse problema seria resolvido.

Inteligência artificial generativa no iOS poderá abrigar mais de um sistema

Outro ponto destacado por Gurman na newsletter diz respeito à cogitada integração de serviços de inteligência artificial generativa (IA) de terceiros ao iOS 18. Segundo o Bloomberg e o New York Times, vale recordar, a Maçã estaria em conversas com o Google para adotar o modelo Gemini no sistema operacional dos iPhones.

Para Gurman, no entanto, mais uma parceria estritamente bilateral com a gigante de Mountain View poderia trazer problemas para a empresa. O acordo para tornar o Google o buscador padrão do Safari, por exemplo, virou alvo em um processo antitruste nos EUA, obrigando até mesmo executivos da Maçã a depor.

Com isso, uma alternativa possível seria abrir o iOS para que qualquer desenvolvedor possa construir um sistema de IA generativa em iPhones. Fazendo um acordo com vários serviços, a Apple poderia tratar os chatbots justamente como os provedores de pesquisa no Safari, deixando a escolha nas mãos dos usuários.

Publicidade

Vale recordar que, segundo os rumores, as conversas da Apple não se limitam ao Google (embora sejam as mais proeminentes), abrangendo também empresas como a OpenAI e a Baidu — que poderá licenciar o seu chatbot Ernie para uso em iPhones na China, a fim de entrar em conformidade com regulações do país.

Processo contra a Apple deverá resultar em mudanças no iOS

Na esteira do processo movido pelo Departamento de Justiça (Department of Justice, ou DoJ) dos EUA contra a Apple, Gurman acredita que a empresa deverá realizar algumas mudanças em seus sistemas operacionais no país — independentemente dos resultados dessa grande disputa judicial.

Entre as medidas que a Maçã poderá ser forçada a adotar, por exemplo, está a abertura do NFC 1Near field communication, ou comunicação por campo de proximidade. dos iPhones para aplicativos de terceiros — algo que a empresa já fez nos países da União Europeia e que, segundo Gurman, já estaria em um trabalho de engenharia para adotar também nos EUA.

Além disso, ele acredita que a empresa provavelmente ampliará o suporte a smartwatches, rastreadores inteligentes e lojas de aplicativos de terceiros, modificará questões relacionadas a pagamentos internos em apps e facilitará a transferência de dados de um iPhone para um smartphone com Android.

Notas de rodapé

  • 1
    Near field communication, ou comunicação por campo de proximidade.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Rumor: Apple permitirá organizar ícones livremente na tela de Início do iOS 18

Próx. Post

Chip “A18 Pro” poderá ter uma área maior para lidar com inteligência artificial

Posts Relacionados