O melhor pedaço da Maçã.

Trump ordena banimento do WeChat Pay e outros serviços chineses

A ideia é efetivar o decreto antes do fim do mandato
Joseph Sohm / Shutterstock.com
Donald Trump

O mandato de Donald Trump pode estar a 15 dias do seu fim, mas isso não significa que o atual presidente dos Estados Unidos tenha desistido da sua cruzada contra a China. Depois de toda a polêmica com o TikTok e o WeChat, a mais nova atitude de Trump volta as atenções para outros serviços populares do país da Muralha.

Publicidade

Mais especificamente, Trump assinou uma ordem executiva banindo transações feitas no território dos EUA com oito aplicativos chineses: WeChat Pay, AliPay, SHAREit, CamScanner, QQ Wallet, Tencent QQ, VMate e WPS Office.

A decisão é justificada por um suposto avanço dos serviços chineses sobre a economia e a vida cotidiana dos cidadãos dos EUA — que, segundo Trump e sua administração, representariam uma ameaça à segurança nacional e a uma série de outros aspectos fundamentais dos EUA por meio de técnicas de espionagem e coleta de dados.

O decreto afirma o seguinte:

Publicidade

O ritmo e a penetração nos Estados Unidos de certos aplicativos móveis, aplicações de computador e outros softwares desenvolvidos por pessoas na República Popular da China, incluindo Hong Kong e Macau, continua a ameaçar a segurança nacional, a política externa e a economia dos EUA. […] Ao acessar dispositivos eletrônicos pessoais como smartphones, tablets e computadores, aplicativos conectados chineses podem coletar grandes quantidades de informações dos usuários, incluindo dados pessoalmente identificáveis.

Ainda não há uma definição clara de quais transações especificamente serão banidas, mas a ordem define que o Departamento de Comércio dos EUA ajuste os pormenores da decisão dentro de 45 dias. O órgão, entretanto, afirmou que pretende agir mais rapidamente e colocar o decreto em vigor antes do prazo — e antes de 20 de janeiro, dia em que Trump deixará (ou… não) a Casa Branca.

Apesar de os apps em questão serem utilizados principalmente em território chinês, alguns deles são também muito populares nos Estados Unidos, principalmente entre imigrantes da China. Já falamos um pouco sobre o efeito do banimento de serviços chineses nos EUA (e no mercado de dispositivos eletrônicos) nesse post.

Acompanhemos, portanto.

via The Verge

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como assinar o Apple Fitness+ estando no Brasil (em dólar)

Próx. Post

Cartões do BTG+ ganharão suporte ao Apple Pay em breve

Posts Relacionados