As últimas semanas foram uma verdadeira montanha-russa para o WhatsApp — embora com mais baixos do que altos.
Fato é que, depois de tentar explicar sua nova política de privacidades e adiá-la devido a uma péssima reação dos usuários, agora o mensageiro adquirido pelo Facebook está adotando uma nova abordagem — mais lúdica, digamos — para introduzir as mudanças. As informações são do The Verge.
De acordo com uma nova página do blog da empresa e um documento de suporte atualizado, a nova política de privacidade diz respeito principalmente às empresas que estão no WhatsApp e a quais partes dos seus dados essas companhias têm acesso.
Como explicamos, as mensagens trocadas com empresas não são criptografadas, diferentemente dos conteúdos trocados entre usuários. Nesses casos, os dados das mensagens podem ser usados para fins comerciais, como segmentação de anúncios no Facebook — algo que já existe há anos, mas deixará de ser opcional com as mudanças.
Novo aviso
Após a péssima experiência da primeira tentativa de introduzir a nova política, o WhatsApp fornecerá mais detalhes para seus clientes antes de as mudanças entrarem em vigor, no dia 15 de maio.
Como divulgado pelo WABetaInfo, a versão beta mais recente do WhatsApp (2.21.4.13) para Android inclui um novo tipo de alerta, mais informativo, para anunciar as mudanças da política de privacidade — a qual poderá ser acessada pela tela de conversas.
Ainda não há informações de quando o WhatsApp liberará a atualização que contém o novo alerta sobre os termos (pode ser que isso seja feito remotamente, também). Contudo, isso certamente ocorrerá antes de 15/5.
Será que os usuários darão uma segunda chance ou é tarde demais para o WhatsApp tentar reconquistar a confiança dos seus clientes?