O melhor pedaço da Maçã.
Yasu31 / Shutterstock.com
iPhone e logo da Apple com cadeado

ID Apple: como usar uma chave de segurança física [iPhone, iPad e Mac]

Uma das novidades mais bacanas voltadas à segurança que foi introduzida recentemente pela Apple é a possibilidade de poder usar uma chave de segurança física para proteger o seu ID Apple de ataques de phishing ou golpes, por exemplo.

Publicidade

Assim, caso precise iniciar a sessão do seu ID Apple em um novo aparelho ou na internet, será necessário não só inserir a sua senha, como também uma chave de segurança (que substituirá o código de verificação de seis dígitos da autenticação de dois fatores que costuma ser solicitado).

Nos parágrafos a seguir, mostraremos como você pode usar essa função por aí!

O que preciso para usar uma chave de segurança física com o ID Apple?

Para usar a função, você vai precisar do seguinte:

Publicidade
  • Duas chaves de segurança física do tipo FIDO, compatíveis com aparelhos da Apple.
  • Um iPhone com iOS 16.3 ou posterior, iPad com iPadOS 16.3 ou posterior ou um Mac com macOS Ventura 13.2 ou posterior.
  • A autenticação de dois fatores precisa estar ativada.
  • Priorize o uso de um navegador de internet mais moderno e atualizado.

A Apple deixa claro que, caso você precise iniciar a sessão com o seu ID Apple em um Apple Watch, uma Apple TV ou um HomePod após a configuração das chaves físicas, será necessário que o iPhone/iPad esteja atualizado para as versões de software compatíveis com as chaves.

A empresa também deixa claro que há algumas limitações quanto ao uso das chaves de segurança físicas. Dentre elas, não é possível iniciar a sessão usando o iCloud para Windows em dispositivos mais antigos que não suportam as atualizações mais recentes, contas de ID Apple de crianças e IDs Apple gerenciados em Apple Watches emparelhados com o iPhone de um familiar (algo que segue indisponível no Brasil).

Chaves de segurança físicas

Após ter decidido usar uma chave física, é importante que você se certifique de comprar uma que seja compatível com o padrão FIDO Certified, como a YubiKey 5C NFC ou a YubiKey 5Ci, por exemplo.

Publicidade

Nós chegamos a fazer uma busca por essas chaves no comércio brasileiro, mas a empresa parece não ter uma presença oficial no Brasil. Apesar disso, você pode aproveitar alguma oferta delas em sites dos Estados Unidos e redirecioná-las para aqui, usando o serviço da Zip4Me. 😉

Lembre-se, também, de escolher uma chave que seja compatível com a entrada do seu aparelho, como Lightning ou USB-C. Há, ainda, a opção de usar uma do tipo NFC1Near field communication, ou comunicação por campo de proximidade. (como a YubiKey 5C NFC), que não requerem uma conexão física.

Como adicionar uma chave de segurança ao seu ID Apple

Segundo a Apple, é preciso que você adicione e guarde ao menos duas chaves de segurança, sendo possível adicionar até seis ao todo. Além disso, é necessário o código de acesso ou senha configurados no dispositivo usado para adicionar essas chaves.

No iPhone ou iPad

Abra os Ajustes, toque no seu nome (no topo da tela) e em “Senha e Segurança”. Selecione “Adicione chaves de segurança” e siga os passos para adicioná-las.

Em seguida, faça a análise dos dispositivos associados ao ID Apple e escolha entre manter a sessão da conta ativa em todos os aparelhos ou selecionar aqueles que você não deseja que sigam tendo acesso à conta e finalizar a sessão.

Publicidade

Se mudar de ideia e quiser removê-las, siga os mesmos passos. Com isso, o ID Apple voltará a usar o código de verificação tradicional de seis dígitos para fazer a autenticação de dois fatores padrão.

No Mac

Abra os Ajustes do Sistema, clique no seu nome (no topo da barra lateral esquerda) e selecione “Senha e Segurança”. Depois, clique em “Adicionar…” ao lado de “Chaves de segurança” e siga os passos mostrados.

Assim como ocorre no iPhone/iPad, se você removê-las posteriormente, o código de verificação de seis dígitos para a autenticação de dois fatores voltará a ser usado.


O que acharam dessa nova iniciativa? 🔐

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Notas de rodapé

  • 1
    Near field communication, ou comunicação por campo de proximidade.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mail: como alterar a descrição da conta [iPhone, iPad e Mac]

Próx. Post

Apple TV+ renova série “Acapulco” para a 3ª temporada

Posts Relacionados