O melhor pedaço da Maçã.

Apple retira da App Store aplicativo que coletava senhas sem o consentimento dos usuários

Banido - Big Brother Camera Security

Há dois dias, quando Daniel Amitay publicou seu “estudo” sobre as senhas mais utilizadas por usuários de um aplicativo de sua autoria, não sei se ele ponderou o outro lado da moeda: será que os participantes dessa pesquisa gostarão de saber que participaram dela, mesmo que anonimamente? E a Apple, o que achará dessa história toda?

Publicidade

Bom, agora eu digo o que a Apple acha: o Big Brother Camera Security já não está mais disponível na App Store.

Banido - Big Brother Camera Security

Amitay esclarece que não coletou as senhas de acesso ao iPhone de ninguém, e sim as do seu aplicativo em si. Além disso, ele afirma que a coleta foi feita a partir dos números digitados e enviados ao seu servidor, que nem podem ser associados a nenhum usuário ou aparelho.

Publicidade

Embora esteja chateado com a decisão da Apple, Amitay destaca um pedaço do acordo de uso da App Store que supostamente o protege:

b. Consent to Use of Data: You agree that Application Provider may collect and use technical data and related information, including but not limited to technical information about Your device, system and application software, and peripherals, that is gathered periodically to facilitate the provision of software updates, product support and other services to You (if any) related to the Licensed Application. Application Provider may use this information, as long as it is in a form that does not personally identify You, to improve its products or to provide services or technologies to You.

Até o momento não há um pronunciamento oficial da Apple sobre o porquê da remoção, mas ela certamente não ficou contente com uma pesquisa dessa magnitude sendo realizada por um software distribuído através da sua loja — afinal, foram mais de 200 mil senhas coletadas e analisadas. Na percepção de Amitay, essa é uma estatística como qualquer outra publicada por aí.

Se o Big Brother Camera Security voltar à App Store, o desenvolvedor já pretende embutir todas as senhas mais populares num filtro do aplicativo, alertando o usuário sempre que ele escolher uma delas — agora evidentemente ainda mais fáceis de adivinhar.

[via BGR]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Halex bodejando: sempre ligado, sempre conectado, sempre fora da realidade

Próx. Post

Vêm à tona documentos detalhando o rígido código de conduta disciplinando Apple Retail Stores

Posts Relacionados