O melhor pedaço da Maçã.

Twitter lança nova versão da sua API com boas novidades para desenvolvedores

O trabalho continua em progresso, entretanto
Twitter

Já é fato sabido que, depois de anos renegando os clientes de terceiros, o Twitter resolveu voltar atrás para acalmar os ânimos da comunidade de desenvolvedores. Para isso, a rede desenvolveu uma API totalmente nova, reconstruída do zero e com novos níveis de acesso e recursos renovados. Agora, ela já está entre nós.

Publicidade

O Twitter anunciou hoje que sua API v2 já está liberada em acesso inicial — mas somente no seu nível básico. Como já explicamos, serão três níveis de acesso; além do básico, haverá o modelo expandido e o personalizado, cada um com características próprias.

Além disso, pessoas, grupos e empresas interessados em acessar a API poderão fazê-lo dentro de três perfis diferentes: “padrão”, para usuários avançados e pequenos desenvolvedores; “negócios”, para grandes empresas e desenvolvedoras de grande porte; e “pesquisa acadêmica”, para que pesquisadores possam analisar os dados da rede e realizar estudos com mais facilidade.

Twitter API v2: Acesso Inicial liberado. Hoje nós anunciamos o Acesso Inicial aos primeiros endpoints da nova API do Twitter!

Já de cara, o nível básico traz acesso a alguns elementos que não eram contemplados na API anterior, como threads, enquetes e resultados, tweets fixados em perfis, filtro de spam e acesso ao stream em tempo real da linha do tempo. Outros recursos serão adicionados nas próximas semanas e meses, nos demais níveis de acesso da API.

Publicidade

Como apenas o nível básico (que é gratuito) foi liberado hoje, ainda não há informações sobre os preços que o Twitter cobrará pelas APIs mais avançadas. Ainda assim, a rede estima que 80% dos desenvolvedores poderão encontrar na API básica todos os recursos necessários para construir seus aplicativos e gerir seus negócios.

Do lado dos desenvolvedores, a expectativa é otimista — mas com cautela. Ao The Verge, Ged Maheux (cofundador da Iconfactory, desenvolvedora do Twitterrific) afirmou que a nova API é “potencialmente muito boa para os desenvolvedores”, mas que a empresa vai aguardar para saber de todos os detalhes, como níveis de acesso e preços. De qualquer forma, o executivo se disse satisfeito com o fato de que, finalmente, o Twitter está tentando “fazer as pazes” com os desenvolvedores e oferecendo ferramentas realmente úteis para a comunidade.

Resta-nos, portanto, aguardar os próximos meses para saber se as promessas do Twitter realmente serão cumpridas e se a paz será estabelecida no mundo da rede social do passarinho.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Fornecedora da Apple nega atraso na produção de lentes para os “iPhones 12”

Próx. Post

Apple TV+ terá série de animação baseada no livro “A Pequena Espiã”

Posts Relacionados