O melhor pedaço da Maçã.

Rússia pede à Apple que retire o Telegram da App Store

Telegram

O Telegram, ainda que não tenha tantos adeptos quanto o WhatsApp aqui no Brasil, é um aplicativo de mensagens popular por seus recursos mas também por prezar pela segurança dos dados de seus usuários ao utilizar criptografia de ponta a ponta (que não permite a ninguém, nem mesmo ao próprio Telegram, acessar as mensagens dos usuários).

Publicidade

E o que é um ponto forte do app acabou sendo usado contra ele mesmo: em abril, o governo russo proibiu o uso do Telegram pelo fato de a empresa ter se negado a fornecer acesso a mensagens de usuários que supostamente estavam ligados a atividades terroristas.

Por isso, o Roskomnadzor, órgão regulador das comunicações na Rússia, ordenou que todas as operadoras e todos os provedores de internet bloqueassem o app de mensagens. Depois do ocorrido, o órgão conseguiu cortar as operações do Telegram no país em 15-30% — mas, para eles, isso não é o suficiente.

Por conta disso, agora a batata quente está nas mãos da Apple. A Maçã recebeu solicitações da Roskomnadzor pedindo que o sistema bloqueie as notificações push dos usuários do Telegram — tornando o app menos útil — e também que retire-o da App Store.

Publicidade

Para evitar possíveis ações do Roskomnadzor por violações do funcionamento do serviço Apple Inc. mencionado [App Store], pedimos que nos informe o mais rápido possível sobre as ações adicionais da sua empresa para resolver o problema.

Agora, a Apple tem o período de um mês para responder às solicitações e, caso ela se recuse a atender aos pedidos, o órgão russo talvez retire completamente a App Store do país. Quando perguntado sobre o que aconteceria se a Maçã não cumprisse, o diretor do Roskomnadzor, Alexander Zharov, apenas se limitou a dizer que “por enquanto, eu não gostaria de prever novas ações”.

A intenção do governo russo, segundo relatado, seria prevenir futuros ataques terroristas no país e, por isso, estaria tomando as medidas necessárias para tal.

Em se tratando de segurança e também privacidade, o que será que a Apple responderá? Aguardemos as cenas dos próximos capítulos…


Ícone do app Telegram Messenger
Telegram Messenger de Telegram FZ-LLC
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 10.9.2 (158.9 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ícone do app Telegram
Telegram de Telegram Messenger LLP
Compatível com Macs
Versão 10.9.1 (99.5 MB)
Requer o macOS 10.13 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

via Tecnoblog

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Participantes da WWDC18 terão desafio especial do Apple Watch

Próx. Post

Apple agora aceita cartões ELO em suas lojas online no Brasil

Posts Relacionados