Recentemente, clientes dos cartões de crédito emitidos pelo Bradesco foram comunicados sobre uma alteração no regulamento do programa de fidelidade [PDF] da instituição financeira — sim, aquele em que o cliente acumula pontos com compras feitas no cartão e, posteriormente, pode trocá-los por milhas (para economizar em viagens, etc.).
Além do fato de que alguns dos cartões administrados pela instituição financeira passarão a acumular menos pontos a cada dólar gasto, chamou a atenção um tópico isolado no regulamento: transações realizadas por carteiras digitais não serão mais elegíveis para o programa — ou seja, não acumularão mais pontos.
A informação deixou muita gente atordoada, já que o banco, de início, não deixou muito claro seu conceito para “carteiras digitais”. De forma resumida, ficou a dúvida se serviços de pagamento via NFC (como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay) estariam incluídos no veto.
O MacMagazine entrou em contato com a assessoria do banco e foi informado que (felizmente) as carteiras digitais supracitadas — além de PayPal — continuarão elegíveis para o programa de fidelidade da instituição.
As carteiras digitais vetadas serão basicamente compostas por aplicativos de pagamento, os quais oferecem ao usuário a possibilidade de usar cartões de crédito para realizar transações diversas — apps como PicPay, Mercado Pago, Ame e RecargaPay entram nessa categoria, por exemplo.
As novas regras para pontuação — incluindo o veto a esses aplicativos — passarão a valer a partir do dia 6 de março. Esse é o prazo de um mês exigido pela legislação para que as instituições financeiras avisem seus clientes sobre esse tipo de alteração contratual.