O melhor pedaço da Maçã.

População local de Maiden (Carolina do Norte) não está feliz com o novo data center da Apple

Visão superior do novo data center da Apple

O novo data center da Apple na Carolina do Norte já está funcionando a todo vapor. Tudo saiu como planejado: os senadores aprovaram um desconto milionário e a Maçã implementou o seu projeto em Maiden, no oeste do Estado, criando 50 novos empregos diretos (além de cerca de 250 indiretos).

Publicidade

Visão superior do novo data center da Apple

Mas parece que a população local não aprovou a ideia, como informou o The Washington Post. Com um dos maiores índices de desemprego dos Estados Unidos, moradores da cidade ficaram decepcionados com o número de oportunidades criadas pelo data center. Tony Parker, um fabricante de móveis, afirmou que “a Apple realmente não significa nada para a cidade” — outros acreditam que o benefício foi apenas simbólico.

Tirando a família que recebeu US$1,7 milhão pelo espaço de um acre próximo ao data center, realmente o número de pessoas beneficiadas pelo projeto não é grande. Contudo, até onde sabemos, tal informação era conhecida desde a época dos planos iniciais — a gigante de Cupertino em nenhum momento prometeu 300 empregos e entregou 50, por exemplo. Além disso, com uma população que gira em torno de 3.400 pessoas e com taxas de desemprego rodando a casa dos dois dígitos, 50 empregos não é um número de todo mau.

Publicidade

O gestor da cidade, William Herms, argumenta que, embora a Apple pague menos impostos que o habitual, o impulso na base tributária será útil para a cidade como um todo e os benefícios virão a longo prazo. É possível, ainda, que Facebook e Google também comecem a criar centros de tecnologia na área, o que trará mais oportunidades para a região.

O grande problema é que, de acordo com a matéria, a população local não estaria sendo empregada, uma vez que os habitantes não são qualificados o suficiente para preencher as vagas. Um desempregado comentou que as pessoas da cidade não pegam esses empregos, afirmando ainda que a única coisa que ele sabe fazer são móveis.

Quem sabe com a construção da fazenda solar — ou dobrando-o de tamanho — mais empregos sejam gerados e a população comece a enxergar a Apple como uma aliada, e não como uma vilã. Mas é bom eles começarem a se especializar no assunto (pelo menos os mais jovens), a fim de poderem aproveitar a oportunidade.

[via AppleInsider]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple Online Store brasileira oferece frete gratuito para todos os produtos da loja, somente hoje!

Próx. Post

Conheça o Romo, mais um robô controlado por iGadgets

Posts Relacionados