O melhor pedaço da Maçã.

Algumas opções para transformar a sua TV em uma smart TV

Shutterstock.com
Homem usando controle remoto de Apple TV

O ciclo de atualização que as pessoas fazem em seus eletrônicos depende muito do bolso e da necessidade de trocá-lo. Não é raro vermos por aí usuários que seguem utilizando um iPhone 6 (lançado em 2014) ou modelos de iPads até mais antigos, por exemplo.

Publicidade

No caso de televisores, esse ciclo é ainda maior. Afinal de contas, ninguém troca de TV por um modelo mais novo anualmente ou a cada dois anos. Esse é um tipo de eletrônico feito para durar muitos e muitos anos — como uma geladeira, por exemplo.

Por isso mesmo, fato é que muitas pessoas ainda seguem usando modelos de TVs sem nenhuma capacidade de ser inteligente, ou seja: sem acesso à internet, sem a possibilidade de assistir a conteúdos de aplicativos como Netflix, Amazon Prime Video e Apple TV+, por exemplo.

Se você se encaixa nesse cenário mas, ao mesmo tempo, quer aproveitar todos os benefícios de uma smart TV sem fazer um alto investimento, separamos algumas dicas bacanas que podem ajudar nessa transformação.

Publicidade

Basicamente, a ideia aqui é contar com a ajuda de um dispositivo de streaming, que servirá como uma espécie de “ponte” entre a TV e o conteúdo que você deseja assistir. Vale lembrar que a sua TV precisa, necessariamente, contar com uma porta HDMI para conectar um desses aparelhos a ela.

Apple TV

Apesar de estar custando praticamente o preço de uma TV nova, a set-top box da Maçã pode ser um bom investimento se você já está inserido no ecossistema da empresa.

Além de contar com o suporte ao AirPlay, você também pode usar a Apple TV para desfrutar de serviços como o Apple Arcade e o Apple Fitness+ (na companhia de um Apple Watch), além de contar com todos os benefícios do tvOS, sistema operacional feito especialmente para esse aparelho.

Atualmente, a empresa vende dois modelos:

  • Apple TV HD: limitada a reprodução de conteúdos em uma resolução HD (1080p), conta com o chip A8.
  • Apple TV 4K (2ª geração): pode reproduzir conteúdos em 4K HDR1High dynamic range, ou ampla faixa dinâmica., além de possuir o potente processador A12 Bionic.

Vale notar que os dois modelos vêm com o mesmo controle, o Siri Remote de segunda geração. 😉

Google Chromecast

O Google Chromecast talvez seja o dispositivo de streaming mais popular, graças ao seu preço baixo. Com ele, você pode “jogar” conteúdos de aplicativos como Netflix e YouTube diretamente para a televisão.

O único ponto negativo é que ele não possui uma interface ou um controle remoto, ou seja: tudo é feito usando o seu próprio smartphone.

Publicidade

Há também uma versão mais completa, chamada Chromecast com Google TV, mas ela não está disponível no Brasil até o momento.

Amazon Fire TV

A Amazon também conta com algumas boas opções para quem quer transformar a sua TV antiga. Atualmente, a empresa oferece três modelos: Fire TV Stick Lite, Fire TV Stick e Fire TV Stick 4K.

Seja qual for a sua escolha, todos os três possuem uma interface própria e um controle remoto para navegar por ela — inclusive com um botão dedicado para a assistente Alexa.

Roku

A Roku chegou oficialmente ao Brasil no começo de 2020, com uma linha de smart TVs em parceria com fabricantes. Tempos depois, ela lançou por aqui o Roku Express, que pode ser usado em qualquer smart TV com uma porta HDMI.

Assim como os dongles da Amazon, o aparelho da Roku também possui uma interface própria e centenas de aplicativos — dentre eles, os principais: Netflix, Apple TV, Globoplay e Disney+, por exemplo.


Essas, é claro, são apenas algumas das opções disponíveis — as mais conhecidas e fáceis de adquirir, sendo comercializadas oficialmente no Brasil.

Conte aí pra gente: como você consome os conteúdos dos serviços de streaming? 📺

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Notas de rodapé

  • 1
    High dynamic range, ou ampla faixa dinâmica.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Filmes da semana: compre “Entre Tiros e Beijos” e vários outros títulos por R$9,90!

Próx. Post

Como impedir a inclusão em grupos desconhecidos no Telegram [iPhone, iPad e Mac]

Posts Relacionados