De 19,5 milhões este ano para 54,8 milhões em 2011, 103,4 milhões em 2012, 154 milhões em 2013 e 208 milhões em 2014 — este é o ritmo de crescimento nas vendas de “media tablets”, segundo um novo levantamento divulgado hoje pela Gartner. Há dois dias, a firma de pesquisas revelou também seus dados de market share no segmento de PCs.
Citando o boom em popularidade das tablets principalmente graças ao iPad, a Gartner estima que esses produtos tomarão o lugar de ereaders, handsets dedicados a jogos e tocadores de mídia.
“Mini notebooks [aka netbooks] sofrerão a mais forte ameaça de canibalização, à medida de preços médios de media tablets caírem para abaixo dos US$300 nos próximos dois anos”, prevê Carolina Milanesi, pesquisadora da Gartner. “Será difícil para um usuário justificar ter ambos, quando a diferenciação no uso de cada modelo é bastante limitada.”
Tablets de 7 polegadas, porém, poderão ser substituídas por smartphones menores para a maioria dos usuários, segundo Milanesi.